Imagens da Disney alagada foram geradas por IA e não mostram danos do furacão Milton
- Publicado em 14 de outubro de 2024 às 17:11
- 4 minutos de leitura
- Por Daniel GALGANO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP México , AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Furacão Milton causou inundação no parque de diversões Disney World em Orlando, Flórida, EUA”, diz a legenda que circula com as imagens no Telegram e no Facebook.
O conteúdo, que acumula mais de 144 mil interações, também circula vinculado ao furacão Milton no Instagram, no TikTok, no Kwai, no X, no Threads, e em outros idiomas, como espanhol, inglês e alemão.
(.)
As imagens começaram a circular após a passagem do furacão Milton pela Flórida, em 9 de outubro, duas semanas depois de o furacão Helene também atingir o sudeste dos Estados Unidos.
Devido às fortes chuvas e ventos, os parques temáticos da Disney World em Orlando fecharam por precaução, em 9 e 10 de outubro.
A empresa informou em seu site que o lugar “resistiu à tempestade” e anunciou a reabertura de seus parques em 11 de outubro, em horário regular.
A AFP entrou em contato com The Walt Disney Company, mas até a publicação deste texto não obteve retorno.
Imagens geradas por IA
A AFP não conseguiu localizar a origem das imagens virais. Mas uma busca com os termos “Disney” e “Milton” no YouTube levaram a transmissões ao vivo (1, 2) realizadas no parque horas antes da passagem do furacão.
Ao observar o famoso Castelo da Cinderela nos vídeos, é possível identificar diferenças entre a construção real e a que aparece na imagem viral, como a localização e o número de torres, os detalhes estruturais e os tipos de postes de iluminação:
(.)
Hany Farid, especialista em análise forense digital da Universidade de Califórnia-Berkeley, disse à AFP em 10 de outubro que as três imagens virais provavelmente foram geradas por inteligência artificial (IA).
“Há defeitos estruturais evidentes em todas as imagens, incluindo reflexos inconsistentes na água”, afirmou. “Além disso, nossos modelos treinados para diferenciar imagens reais das criadas por inteligência artificial marcam estas como provavelmente criadas por inteligência artificial.”
Outras ferramentas de análise de imagens, como Invid WeVerify, Hive Moderation e True Media, também detectaram indícios de que os conteúdos foram criados com inteligência artificial.
(.)
O jornal local Orlando Sentinel informou, em 10 de outubro, que algumas áreas da cidade sofreram inundações, mas que as autoridades da vizinha cidade de Kissimmee disseram que houve “danos mínimos”.
Uma busca no Google pelos termos “Disney”, “inundações” e “autoridades”, em inglês, não retornou com informes oficiais ou notícias da imprensa sobre alagamentos nos parques.
O Serviço de Meteorologia Nacional dos Estados Unidos colocou Orlando sob alerta para inundações às 11H57 GMT, mas o suspendeu às 18H GMT.
O AFP Checamos verificou outras alegações envolvendo o furacão Milton (1, 2, 3).
Referências
- Declarações da Disney sobre o fechamento e a reabertura dos parques em Orlando (1, 2, 3)
- Transmissões feitas na Disney, no YouTube (1, 2)
- Perfil de Hany Farid
- Notícia do Orlando Sentinel