Vídeo de terremoto registrado no Japão em 2024 circula como se mostrasse sismo de 2025
- Publicado em 12 de dezembro de 2025 às 20:43
- 2 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a região de Aomori, no norte do Japão, em 8 de dezembro de 2025, e deixou pelo menos 30 feridos. Desde então, publicações compartilham um vídeo visualizado mais de 4 mil vezes nas redes sociais com a alegação de se tratar de um registro dos tremores. Mas a gravação corresponde a outro terremoto registrado no centro do país em 1º de janeiro de 2024, quando mais de 200 pessoas morreram.
“Terremoto de hoje no Japão. Os prédios parecem de papelão, balançando de um lado para o outro”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram.
A sequência, que também circula em espanhol, mostra o cruzamento entre duas ruas durante um terremoto, enquanto é possível ouvir ao fundo um alarme soar e o grito de uma mulher.
As alegações passaram a circular após o terremoto que atingiu a parte norte do Japão em 8 de dezembro de 2025. Segundo a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, foram registradas várias ondas de tsunami de até 70 centímetros.
O tremor foi registrado às 23h15 (11h15 de Brasília) em frente à cidade de Misawa, na prefeitura de Aomori, a uma profundidade de 53 quilômetros.
Inicialmente, a Agência Meteorológica japonesa (JMA, na sigla em inglês) reportou uma magnitude de 7,6, mas pouco depois revisou para 7,5. O sismo também foi sentido na ilha de Hokkaido.
No entanto, as imagens viralizadas não são um registro do terremoto de dezembro.
Terremoto de 2024
Uma busca reversa por fragmentos da filmagem no Google conduziu a dois vídeos publicados no YouTube em janeiro de 2024 (1, 2) que informam sobre um terremoto ocorrido naquele mês.
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “terremoto” e “Japão”, limitada a janeiro de 2024, levou a artigos publicados em diferentes veículos (1, 2, 3) que noticiam um sismo que atingiu o centro do Japão em 1º de janeiro e afetou sobretudo a região de Ishikawa.
Mais de 200 pessoas morreram devido ao terremoto, e os mais de 1.200 tremores secundários provocaram vários alertas de tsunami no país.
Uma nova pesquisa no Google, dessa vez pelos termos, em japonês, “terremoto” e “Ishikawa”, limitada a janeiro de 2024, permitiu encontrar o registro mais antigo do vídeo viral: uma publicação no YouTube feita em 11 de janeiro pelo portal de notícias japonês MBS News, com o título “Cenas da cidade de Anamizu, prefeitura de Ishikawa, durante o terremoto na península de Noto”.
A publicação, que compartilha uma versão invertida e mais extensa do vídeo viral, detalha que a sequência foi gravada “de dentro de um carro que trafegava pela cidade de Anamizu, na prefeitura de Ishikawa, no momento em que o terremoto, que registrou intensidade sísmica máxima de 7 em 1º de janeiro, atingiu a península de Noto”.
A descrição acrescenta que “o som do alerta de terremoto pode ser ouvido no vídeo”.
Com essas informações, a AFP conseguiu encontrar no Google Maps a localização exata em que a gravação foi feita, na cidade de Anamizu, a mais de 800 quilômetros da prefeitura de Aomori.
Referências
- Vídeos publicados no YouTube em janeiro de 2024 (1, 2)
- Artigos sobre o terremoto de 2024 em Ishikawa (1, 2, 3)
- Vídeo publicado pelo MBS News no YouTube
- Localização de Anamizu no Google Street View
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
