Montagem de 2019 circula falsamente associada à chegada do furacão Milton à Flórida em 2024
- Publicado em 11 de outubro de 2024 às 17:50
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Mílton chegando em Tampa na Flórida na categoria 5, com ventos de até 257 km/h. Esse furacão promete devastar tudo em seu caminho”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no Facebook, no Instagram e no TikTok.
No vídeo, vê-se um grande movimento de nuvens sobre uma cidade litorânea.
Em outubro de 2024, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos anunciou que o furacão Milton, uma tempestade tropical “potencialmente catastrófica”, classificado como categoria 5 (a máxima na escala de medição), se movia em direção à Flórida. O anúncio foi acompanhado da mobilização de moradores e autoridades norte-americanas, que pediram a evacuação da região.
Na noite de 9 de outubro de 2024, Milton tocou o solo pela primeira vez perto de Siesta Key, no condado de Sarasota, na costa oeste da Flórida. Mesmo após perder força, caindo da categoria 5 para a 3, o ciclone provocou ao menos 16 mortes com as enchentes e destruições que afetaram milhões de pessoas no estado norte-americano.
Mas o vídeo viral não mostra o momento da chegada desse furacão à Tampa, uma das cidades atingidas pela passagem do ciclone nos Estados Unidos.
Montagem feita em 2019
A mesma sequência já circulou associada ao furacão Dorian em 2019 e foi verificada pela AFP na ocasião — sendo, portanto, anterior à passagem do furacão Milton na Flórida. O conteúdo tampouco registra um fenômeno real.
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo levou a uma versão estática da imagem publicada pelo usuário Brent Shavnore no Instagram em 19 de maio de 2019. Em seu perfil, é possível ver diversas imagens como essa, de nuvens sobre cidades.
Procurado pelo AFP Checamos em 2019, quando o material circulou pela primeira vez, Shavnore, um fotógrafo norte-americano, disse que o vídeo é uma versão animada de uma montagem que ele criou: “Eu combinei duas fotos do Shutterstock para criar a arte”.
Shavnore enviou à AFP as fotos utilizadas como base para criar a montagem, que ele compartilhou originalmente no Instagram em 12 de abril de 2019. Foram utilizadas esta foto aérea de Miami e este registro de nuvens de uma tempestade.
Shavnore também explicou que a versão animada que circula nas redes foi criada por outra pessoa, responsável pela conta TheGlitch no Instagram.
Uma busca nesse perfil permitiu localizar o vídeo original publicado em 18 de maio de 2019, com a mensagem: “Fotos feitas por @shavnore. Animação por TheGlitch @theglitch.og”.
Procurado pela AFP também em 2019, o usuário TheGlitch confirmou ter feito a animação: “Sim, eu adicionei a animação nesta foto de Shavnore. Eu utilizo o @Plotaverse para o movimento e o fiz um dia antes de postar”. Plotaverse é um aplicativo utilizado para criar fotos animadas.
O AFP Checamos já verificou outra alegação sobre o furacão Milton que atingiu a Flórida em outubro de 2024.