Lula não mentiu sobre data de aniversário; presidente nasceu e foi registrado em dias diferentes

  • Publicado em 14 de outubro de 2024 às 17:25
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já afirmou em diversas ocasiões que comemora seu aniversário em dois dias do mês de outubro, por ter sido registrado anos depois de seu nascimento, em outra data. Contudo, publicações visualizadas mais de 1,7 milhão de vezes nas redes sociais desde 22 de setembro de 2024 recortam trechos de falas do mandatário para alegar que ele teria mentido sobre o dia em que nasceu. Mas o “duplo aniversário” de Lula — em 6 e 27 de outubro — já foi tema de inúmeras reportagens, pode ser encontrado em registros oficiais e foi confirmado pelo irmão do mandatário.

“Veja! Como se pega uma mentira”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no TikTok, no YouTube e no Kwai.

O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 8 de outubro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

Na sequência viral, são exibidos dois vídeos curtos de falas do presidente Lula. No primeiro trecho, o mandatário aparece vestindo um casaco preto com os dizeres “presidente Lula” acima de um adesivo de um coração com o número “50”. Ele diz: “Dia 6 de outubro é dia do meu aniversário”.

Em seguida, uma gravação diferente mostra Lula com um boné e uma camisa branca ao lado de apoiadores, que vestem adesivos com os dizeres “Lula 13”. O presidente afirma: “Gente, eu faço aniversário dia 27”.

Contudo, ao contrário do que alegam as publicações virais, o conteúdo não mostra Lula mentindo sobre a data do seu aniversário.

Data de nascimento

O símbolo de um coração com o número 50 visto no casaco de Lula no vídeo viral é utilizado pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024 — candidatura apoiada pelo presidente desde 2022.

Uma pesquisa no Google Imagens pelas palavras-chave “Lula”, “comício” e “Boulos” levou a uma fotografia da Folhapress de 24 de agosto de 2024, na qual o presidente aparece ao lado de Boulos, vestindo o mesmo casaco preto com o adesivo do número 50.

A legenda da foto indica que o registro foi feito durante um comício do psolista, realizado em São Miguel, na zona leste da capital paulista.

Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave “Lula”, “comício” e “São Miguel”, conduziu ao discurso proferido pelo presidente na ocasião, publicado no YouTube em 26 de agosto.

Logo no início do vídeo, em 1:30, ele diz: “Se vocês me amam de verdade, dia 6 de outubro é dia do meu aniversário. Me dê de presente a eleição do companheiro Boulos aqui em São Paulo. Será o melhor presente que vocês podem me dar, porque eu faço aniversário duas vezes”.

Em seguida, apesar de se confundir e dizer que foi registrado “em 26 de outubro” (na verdade, é 6 de outubro), Lula explica que sua mãe, Eurídice Ferreira de Melo, conhecida como dona Lindu, registrou seu nascimento em uma data diferente do dia em que ele de fato nasceu, 27 de outubro. Por isso, o presidente diz celebrar a ocasião nos dois dias, 6 e 27 de outubro, declaração repetida por ele em uma publicação no Instagram em 24 de agosto de 2024 e em outras ocasiões.

Uma busca reversa por fragmentos da segunda gravação exibida na sequência viral conduziu a um artigo de 13 de outubro de 2022, quando Lula esteve em Maceió para um ato ao lado do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), rumo ao segundo turno das eleições daquele ano.

Uma pesquisa pelos termos “Lula”, “Maceió” e “outubro de 2022” levou a uma transmissão do evento, publicada no canal da CartaCapital no YouTube. Em 1:00:33, o então candidato à Presidência diz a frase que se escuta na sequência viral: “Gente, eu faço aniversário dia 27”. E complementa: “Quem lembrar não precisa me dar presente dia 27. Me dê um votinho de presente no dia 30 de outubro”.

Duplo aniversário

As duas datas de aniversário de Lula já foram tema de várias reportagens (1, 2), além de terem sido elucidadas no site do Instituto Lula e pelo seu irmão, Frei Chico: apesar de ter nascido em 27 de outubro de 1945, ao ser registrado por sua mãe “anos mais tarde”, quando a família se mudou de Pernambuco para São Paulo, seu nascimento foi estabelecido na data de 6 de outubro, por uma confusão.

Registros oficiais também informam as datas distintas. A candidatura de Lula, registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições presidenciais de 2024, mostra a data de 6 de outubro como o dia de nascimento do presidente, ao passo que a sua biografia publicada na página da Biblioteca da Presidência da República, no site do Palácio do Planalto, informa que Lula nasceu em 27 de outubro de 1945.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco