Vídeo de tornado foi registrado nos Estados Unidos em 2022, não em 2025 no Paraná

  • Publicado em 19 de novembro de 2025 às 21:18
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Enquanto o estado do Paraná se recupera do tornado que deixou 7 mortos e mais de 800 feridos na primeira semana de novembro de 2025, seguem circulando nas redes supostos vídeos do momento devastador. Mas não é verdade que a gravação de uma grande coluna de vento levantando o telhado de casas, visualizada mais de 5 mil vezes nas redes sociais, mostra a passagem do tornado pela região no Sul do Brasil. O registro foi feito no Kansas, nos Estados Unidos, em 2022. 

“Veja o momento que o tornado estava chegando no Paraná com muita força”, é a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no TikTok e no Kwai. Alegação semelhante também circula no Facebook, no Instagram e no YouTube

Algumas postagens trazem datas sobrepostas, indicando que a gravação teria sido feita em novembro de 2025. O dia exato, porém, varia entre as publicações: enquanto alguns conteúdos mostram a data de 8 de novembro de 2025, outros indicam que o vídeo teria sido gravado nos dias 9 e 10, por exemplo.

Nas imagens, vê-se uma coluna de vento se deslocando e destruindo imóveis em uma área residencial.

Image
Captura de tela feita em 17 de novembro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Os posts fazem referência à passagem de um tornado pelo Paraná, na noite do dia 7 de novembro de 2025, que deixou um rastro de destruição em diferentes municípios do estado. A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi a mais afetada e tenta se recuperar após o fenômeno meteorológico.  

Segundo a Defesa Civil, sete pessoas morreram e 9 mil pessoas foram afetadas de alguma forma.

Mas o vídeo não tem relação com este evento. 

Tornado nos Estados Unidos em 2022

Uma busca no Google Lens por uma captura de tela do registro compartilhado nas redes sociais exibiu uma reportagem do portal de jornalismo ABC News, publicada em 1º de maio de 2022. O texto é ilustrado por uma gravação muito semelhante à compartilhada nas redes e informa que as imagens mostram um tornado que atingiu o estado do Kansas, nos Estados Unidos, dias antes. 

Apesar de exibir o momento de um ângulo mais aproximado, é possível perceber os mesmos elementos no vídeo da ABC News e no que circula agora nas redes. São iguais, por exemplo, o movimento de deslocamento da coluna de ar e os imóveis ao seu redor.

Image
Comparação feita em 18 de novembro de uma publicação no TikTok(E) e imagens da reportagem do site ABC News com detalhes assinalados pela AFP (.)

Diversos veículos de imprensa nacionais e internacionais noticiaram a passagem de um tornado na cidade de Andover, no Kansas, em 29 de abril de 2022. Segundo as matérias, os ventos chegaram a mais de 260 km/h e destruíram zonas residenciais.

A prefeitura de Andover publicou outros registros (1, 2) que mostram o tornado pela cidade. Na ocasião, o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu um comunicado classificando o tornado na categoria  EF-3 – considerado um fenômeno de intensidade forte – com ventos estimados em até 155 mph (aproximadamente 250 km/h).

A AFP já verificou outros conteúdos sobre o tornado no Paraná (1, 2).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco