Vídeo não mostra Greta Thunberg chegando a Belém; ativista não participará da COP30
- Publicado em 19 de novembro de 2025 às 18:49
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A COP30 entra em sua última semana com a chegada de ministros e autoridades de diferentes países para as negociações que seguem em Belém, no Pará, até 21 de novembro. Mas não é verdade que um vídeo, visualizado mais de 200 mil vezes nas redes, mostre a ativista climática Greta Thunberg chegando ao Brasil para participar da conferência. A gravação é anterior ao início da COP30, quando Thunberg desembarcou em Atenas após ser deportada por Israel. À AFP, a Fridays for Future Brasil confirmou que a ativista não participará da conferência climática das Nações Unidas de 2025.
“Greta Thunberg chega a Belém para participar da maior mobilização da COP30”, diz a mensagem sobreposta ao vídeo que circula no Facebook, no Instagram e no X. Algumas postagens criticam o fato de Thunberg supostamente ter chegado de avião a uma cúpula climática.
Sequência similar também foi compartilhada nas redes sociais do vereador Rubinho Nunes (União-SP).
Na gravação viral, a ativista climática sueca Greta Thunberg é recebida por um grupo de pessoas ao desembarcar em um aeroporto, momento em que uma mulher lhe entrega um lenço palestino.
As postagens circulam em meio à semana final da COP30, realizada desde o último 10 de novembro, em Belém, no Pará. Nos próximos dias, representantes de alto escalão dos países chegam à conferência para tentar alcançar consenso sobre temas sensíveis como financiamento para ações climáticas e metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.
Mas, embora o evento reúna lideranças e ativistas climáticos de dezenas de países, Greta Thunberg não é uma das participantes.
Registro anterior à COP30
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google levou a registros semelhantes, em que Thunberg aparece com a mesma roupa e lenço palestino, publicados em 6 de outubro de 2025 pela mídia internacional. Nas imagens, é possível ver a sueca segurando um aparelho telefônico com capa roxa e uma mulher carregando uma bandeira palestina — elementos que também aparecem na gravação viral.
Na ocasião, portais reportavam a chegada da ativista a Atenas, na Grécia, após ser deportada por Israel. Thunberg havia embarcado em setembro com outros ativistas na flotilha Global Sumud, que pretendia levar ajuda humanitária a Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo islamita Hamas. Porém, as embarcações foram interceptadas pela Marinha israelense em 1º de outubro de 2025.
Há outros indícios de que o vídeo não foi gravado no Brasil. Ao chegar à área de desembarque, por exemplo, Thunberg é recepcionada com gritos em idiomas estrangeiros, nenhum deles em português. As imagens também mostram uma placa azul ao fundo escrita em grego e traduzida apenas para o inglês: “Arrivals Extra Schengen” (“chegadas extra Schengen”, em português).
A placa refere-se ao Espaço Schengen, uma zona de livre circulação entre 29 países europeus. Nesses locais, não existem controles fronteiriços ou alfandegários.
Uma pesquisa por palavras-chave nas redes sociais com os termos em inglês “Greta”, “chega” e “Atenas” ou “Grécia” não levou ao vídeo original, mas permitiu encontrar publicações semelhantes que registraram o mesmo momento por outros ângulos.
Procurada pela AFP em 17 de novembro de 2025, a Fridays for Future, movimento de ativismo climático fundado por Thunberg, informou que ela não participará da COP30. “A informação de que ela virá não procede. Greta não utiliza transporte aéreo devido à pegada de carbono gerada pelos voos, o que torna essa viagem inviável para ela”.
O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a COP30 (1, 2).
Referências
- Vídeos da chegada de Greta Thunberg a Atenas em 6 de outubro de 2025 (1, 2, 3)
- Registro do momento em que Greta recebe lenço palestino em Atenas
