Filmagem de trânsito mostra enchente na Índia, e não pessoas fugindo do furacão Milton na Flórida
- Publicado em 10 de outubro de 2024 às 21:52
- 5 minutos de leitura
- Por Daniel GALGANO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Imagens desta madrugada das pessoas tentando escapar do furacão Milton na Flórida”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Telegram, no X, no Kwai e no TikTok.
Alegações similares circulam em inglês, espanhol e coreano.
Em 9 de outubro de 2024, o furacão Milton varreu o centro da Flórida, provocando inundações e tornados que deixaram pelo menos dez mortos e mais de três milhões de casas sem eletricidade. Enfraquecido para a categoria 1 durante a madrugada, o furacão ainda causou ventos fortes de até 140 km/h na manhã de 10 de outubro, segundo registrou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
Pouco antes da chegada da tempestade, o governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em 51 dos 67 condados. Pelo menos 15 condados também emitiram ordens de evacuação obrigatória, pedindo aos residentes que se afastassem das áreas costeiras, causando congestionamentos nas estradas.
A tempestade ocorre apenas duas semanas depois da passagem do furacão Helene pelo sudeste dos Estados Unidos, que matou mais de 230 pessoas e se tornou o desastre natural mais mortal dos Estados Unidos desde o furacão Katrina em 2005.
Contudo, a sequência viral não foi filmada na Flórida.
Enchentes em Mumbai
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google permitiu encontrar a primeira publicação da filmagem, em 25 de setembro de 2024, no Instagram.
Como indicado no texto sobreposto à gravação, o registro mostra a autoestrada Western Express, que liga a cidade indiana de Mumbai aos subúrbios do norte, após a via ter sido inundada durante fortes tempestades.
Vários portais de notícias indianos publicaram gravações similares do incidente.
Pelo menos quatro pessoas morreram nas chuvas torrenciais que atingiram a capital financeira da Índia, enquanto autoridades locais fecharam escolas e aconselharam os residentes a não saírem de suas casas.
Referências
- Publicação de 25 de setembro de 2024 no Instagram
- Reportagens sobre chuvas torrenciais em Mumbai (1, 2, 3, 4)