Bill Gates não tuitou que planeja vacinar a população por meio de alimentos
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 19:27
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Bill Gates promete bombear mRNA para o suprimento de alimentos para ‘forçar a injeção’ nos não vacinados”, dizem publicações no Twitter, no Facebook e no Instagram, a maioria creditando um artigo do site Tribuna Nacional, que recorrentemente publica conteúdos desinformativos.
O conteúdo também circula em espanhol e em inglês, a partir do site NewsPunch, que já teve outras alegações verificadas pela AFP (1, 2, 3). A alegação também foi compartilhada em vídeo na plataforma Rumble.
O narrador dessa gravação assegura: “Enquanto a elite globalista continua a ter cada vez mais dificuldade em convencer a humanidade a submeter-se às injeções de covid e aos seus reforços sem fim, estão tendo que encontrar novas e perspicazes formas de nos impor as suas vacinas”.
Gates, cofundador da Microsoft, há muito defende as vacinas contra a covid-19 e contra outras doenças, mas o suposto tuíte compartilhado na internet é uma montagem.
Sem registro e com inconsistências
Uma pesquisa pela frase viral na conta oficial de Bill Gates no Twitter não retornou resultados. Uma busca no Google pela alegação também não mostrou registros da suposta afirmação.
A frase também não foi encontrada em versões arquivadas da conta do bilionário no Twitter no cache do Google nem nas plataformas Wayback Machine e Archive, que permitem arquivar páginas da internet e publicações nas redes sociais.
A frase também não aparece no PolitiTweet, site que arquiva tuítes apagados de figuras públicas.
No suposto tuíte, observa-se que o ícone de verificação azul da conta está mais alto do que o normal, como se pode observar na comparação a seguir:
“A alegação é falsa”, declarou um porta-voz da Fundação Bill & Melinda Gates à equipe de verificação da AFP em um e-mail enviado em 23 de janeiro de 2023.
Vacinas comestíveis
Há anos pesquisadores estudam vacinas comestíveis, mas não há nenhum programa desse gênero nos Estados Unidos.
Ainda que não se consuma nos alimentos, a vacina contra o rotavírus é “a única recomendada de forma rotineira que se administra por via oral”, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). Todas as vacinas contra a covid-19 autorizadas nos EUA são injetáveis.
A AFP já verificou várias alegações falsas sobre Bill Gates (1, 2, 3), que é frequentemente alvo de teorias da conspiração relacionadas à saúde.