Homem em foto com Janja não é o traficante internacional preso no Rio em janeiro de 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 18:48
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um homem visto em uma foto com Janja, esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não é o traficante preso em um restaurante na Barra da Tijuca em janeiro de 2023. A imagem foi visualizada mais de 1,2 milhão de vezes nas redes sociais pelo menos desde 22 de janeiro deste ano, sugerindo que a primeira-dama seria amiga do suposto criminoso, chamado “Moacir”. Mas embora esse seja, de fato, o nome do amigo de Janja que aparece nas publicações virais, ele não é o traficante detido. Segundo notícias, o traficante se chama Fernando Luiz Doval Júnior e não se assemelha ao homem do registro.

“Presta atenção: Esse sujeito ai de camiseta clara e um dos maiores traficantes do Brasil, tal de moacir. Foi preso ontem em um restaurante no rj. Olha a mulher que esta com a mão no peito dele…”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, no Instagram e no Facebook junto a uma foto em que se vê a primeira-dama.

O conteúdo também circula em vídeo no TikTok junto com o trecho de uma reportagem em que um homem é preso em um restaurante.

Image
Captura de tela feita em 24 de janeiro de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

Uma busca no Instagram de Janja levou a registros da primeira-dama com um homem que se assemelha ao que aparece nas publicações virais (1, 2). Por meio das marcações em uma das fotos, foi encontrada a conta de “Moa Moacir”.

Com uma pesquisa no perfil de “Moa Moacir” no Facebook foi possível localizar a mesma foto compartilhada nas publicações virais, além de registros ao lado do presidente Lula.

Entretanto, ao contrário do afirmado nessas postagens, este amigo da primeira-dama não é o traficante preso em um restaurante no Rio de Janeiro em janeiro de 2023.

Uma busca no Google pelos termos “traficante”, “preso”, “restaurante” e “Rio” levou a notícias sobre a captura de um criminoso ligado ao tráfico de drogas que foi detido na Barra da Tijuca. Uma delas, inclusive, contém a mesma filmagem compartilhada em uma das publicações.

Segundo a imprensa, o traficante preso se chama Fernando Luiz Doval Júnior, e não Moacir, como alegam as publicações.

Em uma das postagens de Janja, lê-se que o sobrenome de Moacir é Bortolozo. Uma nova pesquisa no Google por “Moacir”, “Bortolozo”, “traficante”, “preso” não levou a qualquer notícia sobre prisões.

Além do mais, Doval Júnior, que tem 39 anos, não se assemelha ao homem mostrado nas publicações virais.

O AFP Checamos verificou uma outra desinformação relacionada ao vídeo da prisão do traficante.

Este conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco