
É falso o vídeo de Robert F. Kennedy Jr. dizendo que as vacinas contra a covid-19 “causam câncer”
- Publicado em 6 de outubro de 2025 às 18:31
- 2 minutos de leitura
- Por Alexis ORSINI, AFP França, AFP Alemanha
- Tradução e adaptação Ezzio RAMOS , AFP Perú , AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“RFK Jr. traz mais uma bomba: ‘Teóricos da conspiração estavam mais uma vez certos. As vacinas de mRNA contra a Covid causaram uma série de danos. Câncer turbo, insuficiência cardíaca, coagulação sanguínea extrema’”, diz a legenda de uma publicação no Facebook. Conteúdo semelhante circula no Instagram, no X e em espanhol.
A alegação é compartilhada junto a um vídeo em que Kennedy supostamente faz essas afirmações.

Robert Kennedy Jr., ex-advogado especializado em direito ambiental e nomeado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como secretário de Saúde, é conhecido por espalhar teorias da conspiração e desinformação sobre vacinas, algumas já verificadas pela AFP.
Em agosto de 2025, Kennedy Jr. anunciou o cancelamento de 22 contratos federais para vacinas compostas a partir de RNA mensageiro (mRNA) com base em alegações falsas.
No entanto, a gravação em que o secretário aparece dizendo em uma conferência que os imunizantes causam “câncer turbo” e outras doenças é uma montagem.
A partir de 41 segundos no vídeo aparece, no canto superior esquerdo, uma marca d'água para operfil “MaverickDarby” no X. De acordo com a descrição do perfil, o usuário afirma que “produz vídeos” e “principalmente sátiras”.
O conteúdo original foi publicado por esse usuário, em 7 de agosto de 2025, após o secretário de Saúde norte-americano anunciar o cancelamento dos contratos da vacina de mRNA. Ao final da gravação, a frase em inglês revela o teor satírico do conteúdo: “Irreal: desprovido de realidade, substância ou autenticidade”.
Uma pesquisa no Google Lens pela captura de tela de um trecho da gravação viral mostrou que as imagens usadas na paródia foram extraídas de uma coletiva de imprensa, concedida por Kennedy Jr. em 29 de julho de 2025, a partir de 20 minutos e 20 segundos da gravação.
Na ocasião, o político norte-americano não falou sobre as vacinas de mRNA ou os supostos efeitos mencionados no vídeo viral, mas sim sobre a proibição de certos produtos recreativos baseados em derivados do kratom.
Embora os primeiros segundos do discurso original de Robert Kennedy Jr. — em que ele cumprimenta o público — sejam idênticos aos da paródia, na sequência ele fala sobre seu vício em heroína que durou 14 anos e do qual afirma estar recuperado há 43 anos.
Outros indícios que demonstram a natureza paródica do conteúdo viral são os comentários absurdos atribuídos ao político ao longo do vídeo. Por exemplo, no conteúdo manipulado, afirma-se que o médico Anthony Fauci “é um duende” ou que a vacina de RNA pode causar “homossexualidade”.
O Instituto Paul Ehrlich (PEI) — entidade federal alemã de vacinas e medicamentos biomédicos — explicou à AFP em maio de 2025 que “o banco de dados disponível de ensaios clínicos envolvendo dezenas de milhares de participantes e um número excepcionalmente alto de vacinações, com as vacinas contra a covid-19 aprovadas no Espaço Econômico Europeu [União Europeia e Islândia, Liechtenstein e Noruega], mostra que as vacinas são seguras, eficazes e geralmente bem toleradas”.
O Checamos já verificou outros conteúdos falsos sobre vacinas e covid-19.