A revista Time não publicou uma capa na qual o presidente russo aparece com o bigode de Hitler
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 28 de fevereiro de 2022 às 21:10
- 3 minutos de leitura
- Por Adrià LABORDA, AFP Espanha, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Que capa”, diz uma publicação compartilhada no Twitter. “A revista Time de hoje compara Putin a Hitler”, assegura outro usuário na plataforma.
Conteúdo similar circula no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2, 3) e em outros idiomas, como espanhol, romeno, árabe e inglês. No entanto, a imagem não corresponde a qualquer capa publicada pela revista Time.
Após meses de escalada de tensão entre a Rússia e o Ocidente, o presidente russo Vladimir Putin lançou uma “operação militar” na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Após o início dos conflitos, as delegações dos dois países se reuniram pela primeira vez em 28 de fevereiro de 2022 em Belarus.
Capa falsa da Time
No canto superior direito da capa divulgada por usuários há a data de sua suposta publicação: 28 de fevereiro / 7 de março de 2022.
Uma busca no arquivo da Time, com registros de edições publicadas desde 1923, não permitiu encontrar nenhuma imagem semelhante à que circula nas redes sociais. Além disso, a data da capa viralizada não corresponde à original, disponível no site da revista.
A edição de 14 a 21 de março de 2022, que no momento da publicação desta checagem não estava acessível no arquivo, foi anunciada nas redes da Time no dia 25 de fevereiro. A capa tem o mesmo título e subtítulo que o design viral, mas a foto mostra vários soldados russos em um tanque no leste da Ucrânia.
Na margem inferior direita da imagem viralizada nas redes há a indicação de que ela foi feita por Patrick Mulder. Uma busca por esse nome no Twitter levou à conta de um designer gráfico que, em um tuíte de 27 de fevereiro, mostra a mesma capa de Putin com o bigode de Hitler. No dia seguinte, Mulder compartilhou uma declaração sobre suas intervenções com a imagem de Putin, dizendo que queria “criar algo que acrescentasse ao debate sobre a invasão da Ucrânia e que capturasse o sentimento do público. Originalmente não estava planejado que fosse uma capa da TIME”.
“A imagem final foi tão poderosa que senti que precisava ser enquadrada de uma maneira igualmente poderosa. Senti que a capa oficial da Time estava sem inspiração e pouco convincente, dados os eventos sem precedentes que se desenrolaram diante de nossos olhos. Eu tinha em mente a comparação com Hitler porque Putin está seguindo sua estratégia de defender que a Ucrânia faz parte da Rússia”, explicou.
Além disso, Mulder compartilhou parte do processo criativo de uma versão alternativa do desenho viralizado, em que ele sobrepôs os olhos de Hitler, com a mesma foto, aos do líder russo:
This is the second edition of a rework I made of this month's TIME magazine cover. I felt the official choice was somewhat uninspired. Watch the process here: pic.twitter.com/O69drD2bAr
— Patrick Mulder :bandera-gales: (@MrPatrickMulder) February 27, 2022
Apesar da reprodução da maioria dos elementos característicos da revista, a imagem viralizada não inclui a marca distintiva “time.com” no canto inferior direito e a tipografia do título e subtítulo também não corresponde à original.
O AFP Checamos já verificou outras alegações envolvendo a revista Time (1, 2).