A capa da revista Time que mostra Bolsonaro como "personalidade do ano" é uma montagem
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 9 de dezembro de 2021 às 22:25
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“É melhor Jair se acostumando”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2, 3), no Facebook (1, 2) e no Instagram (1, 2, 3).
Em 7 de dezembro de 2021, Bolsonaro foi escolhido a "personalidade do ano" em uma enquete com leitores realizada no site da Time. Mas, ao noticiar o resultado da votação pública, a revista não divulgou qualquer capa com a foto do presidente.
A suposta edição com a foto de Bolsonaro tampouco aparece entre as capas de 2021 arquivadas no site da Time.
Uma análise da capa indica que a imagem viralizada se trata de uma montagem. No canto superior direito é vista a data 19 de dezembro de 2016, dia em que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi capa da revista como “personalidade do ano”.
Além disso, parte do texto da capa está escrita em português, e não inglês, como deveria acontecer com uma publicação norte-americana.
Nem sempre a opção dos leitores se repetiu na definição da personalidade do ano da Time. Em 2020, por exemplo, os vencedores da enquete foram os trabalhadores essenciais durante a pandemia, enquanto os editores escolheram o mandatário norte-americano, Joe Biden, e sua vice-presidente Kamala Harris, que estamparam a capa da revista.
Joe Biden and Kamala Harris are TIME's 2020 Person of the Year #TIMEPOYhttps://t.co/o97QNlSBrlpic.twitter.com/KuoBoebBN4
— TIME (@TIME) December 11, 2020