A capa da revista Time que mostra Bolsonaro como "personalidade do ano" é uma montagem

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Publicações que alegam que o presidente Jair Bolsonaro foi capa da Time como personalidade do ano de 2021 foram compartilhadas nas redes sociais mais de 27 mil vezes desde o último 7 de dezembro. No entanto, apesar de ter sido votado em uma enquete de leitores no site da revista americana, o anúncio da escolha dos editores está previsto apenas para 13 de dezembro de 2021. 

“É melhor Jair se acostumando”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2, 3), no Facebook (1, 2) e no Instagram (1, 2, 3).

Captura de tela feita em 9 de dezembro de 2021 de uma publicação no Twitter

Em 7 de dezembro de 2021, Bolsonaro foi escolhido a "personalidade do ano" em uma enquete com leitores realizada no site da Time. Mas, ao noticiar o resultado da votação pública, a revista não divulgou qualquer capa com a foto do presidente.

A suposta edição com a foto de Bolsonaro tampouco aparece entre as capas de 2021 arquivadas no site da Time. 

Uma análise da capa indica que a imagem viralizada se trata de uma montagem. No canto superior direito é vista a data 19 de dezembro de 2016, dia em que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi capa da revista como “personalidade do ano”.

Além disso, parte do texto da capa está escrita em português, e não inglês, como deveria acontecer com uma publicação norte-americana.

Captura de tela feita em 8 de dezembro de 2021 de uma publicação no Twitter ( . / )

Nem sempre a opção dos leitores se repetiu na definição da personalidade do ano da Time. Em 2020, por exemplo, os vencedores da enquete foram os trabalhadores essenciais durante a pandemia, enquanto os editores escolheram o mandatário norte-americano, Joe Biden, e sua vice-presidente Kamala Harris, que estamparam a capa da revista.