
Comentário de Arnold Schwarzenegger sobre Trump circula fora de contexto após cúpula do Alasca em 2025
- Publicado em 26 de agosto de 2025 às 20:12
- 6 minutos de leitura
- Por Elena CRISAN, AFP Áustria
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Schwarzenegger chamou Trump de fracote e fã de Putin após a cúpula do Alasca”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no Facebook, no Instagram, no X, no Threads e no Telegram.
Postagens semelhantes circulam em espanhol, alemão, inglês, polonês e romeno.

Na gravação, o ator e político austro-americano Arnold Schwarzenegger manda uma mensagem em inglês ao presidente dos Estados Unidos, traduzida por legendas no conteúdo viral: “Presidente Trump, acabei de ver sua conferência de imprensa com o presidente Putin. E foi constrangedor, quero dizer, você ficou lá como um pequeno ‘macarrão-molhado’ (homem fraco / mole), como um ‘fã boy’. Eu estava me perguntando quando você ia pedir um autógrafo pra ele ou para tirar uma selfie, algo assim”.
A gíria utilizada pelo ator (“wet noodle”, traduzida literalmente como “macarrão-molhado” na legenda do conteúdo) é uma expressão informal do inglês, usada para denotar fraqueza.
Como parte dos esforços diplomáticos de Trump para acabar com a guerra na Ucrânia, ele se encontrou com Vladimir Putin no último dia 15 de agosto no Alasca. Após uma coletiva de imprensa realizada na ocasião, o mandatário norte-americano foi criticado por sua aproximação com o chefe do Kremlin.
Poucos dias depois, Trump também se reuniu com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e vários chefes de Estado e de governos europeus em Washington.
Mas o registro mostra uma declaração antiga de Schwarzenegger, sem relação com o recente encontro entre Trump e o presidente russo.
Postagem de Schwarzenegger em 2018
Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral levou à mesma gravação publicada pela NBC News em 18 de julho de 2018, indicando que os comentários do ator e ex-governador da Califórnia foram feitos muito antes das tropas russas invadirem a Ucrânia, em fevereiro de 2022, e ainda durante o primeiro mandato de Trump como presidente dos Estados Unidos.
Em 16 de julho daquele ano, Trump e Putin haviam se reunido na cúpula de Helsinque, visando restabelecer as relações entre os dois países.
Após o encontro, Trump foi criticado politicamente por aceitar a palavra de Putin negando qualquer ingerência da Rússia nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016. Segundo os serviços de inteligência norte-americanos, o governo russo realizou uma operação planificada para influenciar o pleito a favor de Trump.
Na sequência da cúpula de 2018, Schwarzenegger se juntou aos críticos por meio de uma postagem no Instagram, condenando o que chamou de postura “constrangedora”. “Presidente Trump, lembre-se: América em primeiro lugar”, dizia a legenda.
Uma busca por palavras-chave no Google não identificou qualquer declaração pública do ator sobre a recente reunião dos líderes na cúpula do Alasca, que terminou sem o anúncio de um acordo concreto.
A AFP entrou em contato com representantes de Schwarzenegger, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Schwarzenegger já se posicionou contra medidas de Trump em outras ocasiões, denunciando regularmente suas políticas ambientais - embora ambos sejam republicanos. O ex-governador da Califórnia comparou o ataque de apoiadores de Trump ao Capitólio ao Kristallnacht (Noite dos Cristais), em 1938. Schwarzenegger também é o fundador do fórum internacional sobre o clima Austrian World Summit.
Referências
- Vídeo publicado por Arnold Schwarzenegger no Instagram
- Matérias sobre críticas de Schwarzenegger a Trump (1, 2, 3)