Vídeo com áudio falso é usado para alegar que Trump enviou recado a Bolsonaro após atentado

  • Publicado em 18 de julho de 2024 às 19:45
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após Donald Trump, ex-mandatário norte-americano e candidato republicano, sofrer uma tentativa de assassinato em um comício em 13 de julho de 2024, publicações nas redes sociais com mais de 130 mil visualizações compartilham um vídeo de uma suposta mensagem enviada por Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, o áudio que se escuta na sequência é falso e foi publicado originalmente em um perfil de dublagens “fictícias”. Além disso, a gravação viral, na realidade, é de 2022 e mostra o republicano apoiando a reeleição de Bolsonaro no pleito presidencial daquele ano. 

“Trump manda recado para Bolsonaro”, diz a legenda compartilhada com o vídeo no Facebook, no Instagram, no Kwai, no X, no Threads e no TikTok

Na sequência viralizada, vê-se uma divisão de tela onde há um vídeo de Donald Trump na parte superior e, na metade inferior, imagens do republicano ferido após o atentado, além de registros de encontros com Bolsonaro. 

O início da narração indica que a mensagem teria sido enviada “algumas horas depois do atentado”. Posteriormente, ouve-se a suposta dublagem da fala de Trump: “Bolsonaro, meu amigo, tentaram fazer comigo a mesma ‘cosia’ que fizeram contigo. Eles estão por toda parte, mas isso não vai ficar assim. O comício estava em pleno andamento quando senti a dor aguda e em seguida vi o sangue em minha orelha”

Image
Captura de tela feita em 17 de julho de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

O episódio relatado na narração faz referência à tentativa de assassinato que Trump sofreu em 13 de julho de 2024 durante um comício na Pensilvânia. O candidato republicano foi atingido por um tiro na orelha e outros dois apoiadores ficaram gravemente feridos. O autor dos disparos, identificado como Thomas Matthew Crooks, e um terceiro apoiador morreram. 

O atentado a Trump gerou comparações com aquele sofrido por Bolsonaro durante a campanha eleitoral em 2018, quando o ex-mandatário disputou a sua primeira eleição presidencial, e da qual saiu vitorioso. 

No entanto, o vídeo viral não mostra uma mensagem de Trump a Bolsonaro em 2024. 

Vídeo de 2022 com dublagem falsa

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google Lens levou a uma notícia do jornal O Globo publicada em 2 de outubro de 2022 e ilustrada com uma imagem de Trump semelhante à vista na gravação viralizada. 

O texto informava que Bolsonaro divulgou em suas redes sociais um vídeo em que o candidato republicano demonstrava apoio à sua reeleição nas eleições presidenciais daquele ano.  

Ao consultar o perfil oficial de Bolsonaro no Facebook, com a limitação de data para outubro de 2022, foi possível chegar à publicação original do vídeo de Trump feita em 1º de outubro de 2022, um dia antes do primeiro turno do pleito.

Na sequência, legendada em português, o candidato republicano chama Bolsonaro de “fantástico líder” e “um dos melhores presidentes que qualquer país do mundo poderia ter”, e pede votos para ele. Não há nenhuma menção ao atentado que o ex-mandatário brasileiro sofreu. 

Algumas peças de desinformação são compartilhadas com a marca d’água de um usuário do TikTok com mais de 223 mil seguidores. Uma busca nesse perfil permitiu identificar que se trata de uma conta com conteúdos já verificados anteriormente pelo AFP Checamos (1, 2, 3).  

O perfil compartilha dublagens em português em vídeos antigos de personalidades públicas para “fins de entretenimento”, como informa, mas não sinaliza que as narrações não condizem com o que é dito, de fato, nos registros originais.  

A gravação viralizada com a dublagem citando Bolsonaro não está disponível no perfil, mas uma sequência similar, sem imagens do ex-mandatário brasileiro, foi publicada em 14 de julho com a frase “Donald trump voltou a falar do seu atentado”

Nessa narração não há citações ao ex-presidente brasileiro, mas a voz se assemelha à utilizada na sequência viral. 

A AFP verificou outros conteúdos sobre a tentativa de assassinato de Trump.

Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos

Referência

Vídeo publicado por Jair Bolsonaro em 1º de outubro de 2022

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco