Vídeo foi adulterado para mostrar papa Francisco dando um tapa na mão de Trump

Após a morte do papa Francisco em 21 de abril de 2025, um vídeo do pontífice dando um tapa na mão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o seu primeiro mandato no cargo, foi compartilhado mais de 9 mil vezes. Entretanto, a sequência foi manipulada e exibida como uma piada em um programa de TV norte-americano. Originalmente, a interação entre as mãos de ambos não ocorreu.

O único Papa que deu 1 tapa no Diabo. Vá em paz, Francisco”, diz a legenda de um vídeo publicado no Threads. O conteúdo também circula no X, no TikTok e no Instagram.

A sequência mostra uma transmissão da CNN de um encontro do papa Francisco com Trump. A gravação corta para dar zoom nas mãos de ambos, mostrando Trump tentando segurar a mão do papa, antes que este lhe dê um tapa.

Image
Captura de tela feita em 23 de abril de 2025 de uma publicação no Threads (.)

O conteúdo começou a circular após o Vaticano anunciar a morte do papa Francisco, aos 88 anos, em 21 de abril. O pontífice argentino ficou 12 anos à frente da Igreja católica e morreu de um acidente vascular cerebral (AVC) quase um mês após deixar o hospital.

Líderes do mundo todo prestaram homenagem ao papa, incluindo Trump, que anunciou que comparecerá ao seu funeral.

No entanto, a sequência do papa dando um tapa na mão do presidente norte-americano não é autêntica.

Uma busca reversa de imagem revelou que o vídeo foi originado no programa do comediante norte-americano Jimmy Kimmel. O humorista zombou de Trump após um encontro com o papa no Vaticano, em maio de 2017, durante o primeiro mandato do presidente republicano. A visita foi a primeira reunião entre os líderes, que haviam discordado em vários assuntos.

Deixando de lado as questões profissionais, no âmbito pessoal, conhecer o papa foi um grande acontecimento para Donald Trump, e vimos como as coisas estão entre ele e Melania ultimamente”, disse Kimmel, referindo-se a momentos em que a primeira-dama Melania Trump pareceu recusar as tentativas do marido de segurar sua mão.

Enquanto o clipe manipulado era exibido, Kimmel brincou sobre Trump ter provocado a mesma reação do papa. “Então, quando Trump estendeu a mão, eu sei que ele deve ter ficado decepcionado porque o papa também não segurou a mão dele”.

Na transmissão original da CNN, usada por Kimmel, não é possível sequer visualizar as mãos dos líderes.

No registro que a AFP fez do momento, é possível verificar que não há nenhuma interação entre as mãos de Trump e do papa. Além disso, as mangas das roupas de ambos são diferentes quando comparadas ao clipe exibido por Kimmel.

Image
Comparação feita em 24 de abril de 2025 entre o registro no YouTube da AFP (E) e uma publicação no Threads (.)

O Checamos já verificou outros conteúdos relacionados ao papa Francisco.

Referências

Atualiza metadados
25 de abril de 2025 Atualiza metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco