O jornal O Globo não teve sua conta suspensa no X; perfil "@oglobo" não pertence ao veículo
- Publicado em 18 de julho de 2024 às 21:48
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Jornal o Globo teve sua suspensa no X por publicar FAKENEWS!”, diz uma das mensagens compartilhadas no X. A alegação também circula no Facebook, no Instagram, no Threads, no TikTok e no Kwai.
Algumas publicações são acompanhadas por duas capturas de tela: uma mostrando que o usuário @oglobo está suspenso na plataforma, e outra mostrando uma publicação feita no X pela conta @JornalOGlobo em 13 de julho com uma foto de Trump e a mensagem: “Trump cai do palco durante comício na Pensilvânia com sangue no rosto”.
No entanto, como é possível ver nas próprias capturas de tela compartilhadas, o nome de usuário “@oglobo” não corresponde à conta oficial do jornal, cujo nome de usuário é “@JornalOGlobo”.
Até a publicação desta verificação, a conta @JornalOGlobo permanecia ativa no X.
Procurada pelo AFP Checamos em 17 de julho de 2024, a assessoria de comunicação do jornal negou que a conta do veículo tenha sido suspensa: “O perfil oficial do jornal O GLOBO na plataforma X é @jornaloglobo, e ele não foi suspenso, ou recebeu qualquer tipo de notificação”.
“Além deste, nas demais redes sociais, o veículo ainda possui outras contas segmentadas, de acordo com suas editorias, mas nenhuma delas possui o nome de usuário citado [@oglobo]”, acrescentou a assessoria.
Notícia atualizada
Uma busca na ferramenta Archive, que armazena versões antigas de páginas da internet para o caso de serem eliminadas ou modificadas, mostra que a publicação do jornal O Globo no X de fato existiu, tendo sido apagada posteriormente pelo veículo.
Da mesma forma, é possível ver que o texto referenciado pela publicação no X também foi, inicialmente, publicado com o título: “Trump cai do palco durante comício na Pensilvânia com sangue no rosto”. A matéria foi atualizada para incluir a confirmação dos disparos contra o ex-presidente, mas a URL da página permanece com as palavras-chave do título inicial.
É importante ressaltar que o texto foi publicado ainda com informações preliminares do ocorrido, sendo atualizado posteriormente. O atentado sofrido por Trump aconteceu às 19h13 do horário de Brasília e a matéria do Globo foi publicada às 19h16, apenas três minutos depois.
Uma busca no Archive localizou a versão original do texto, que noticiava que Trump havia caído no chão em meio ao comício. “Ainda não está claro o que aconteceu durante o comício, mas barulhos confusos e que se assemelhavam a tiros foram ouvidos e captados pela transmissão ao vivo do evento”, dizia o primeiro parágrafo do texto.
A ferramenta Wayback Machine — similar ao Archive — mostra que, no dia 13 e também no dia 14, a matéria do Globo foi atualizada diversas vezes conforme as informações eram confirmadas.
Diversas versões arquivadas da matéria, inclusive, incluem a anotação “*Em atualização” no final do texto. Uma dessas versões mostra que, no próprio dia 13, o título da matéria já havia sido alterado para: “Com sangue no rosto, Trump é retirado às pressas do palco durante comício na Pensilvânia após disparos serem ouvidos”.