Vídeo em que Trump olha celular não mostra presidente reagindo a atos pró-Bolsonaro de 7 de setembro de 2025

  • Publicado em 9 de setembro de 2025 às 21:02
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Manifestações contra e a favor do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) marcaram o 7 de setembro de 2025 no Brasil. Enquanto seus apoiadores se reuniram para pedir anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, partidários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defenderam a soberania do país, em meio à crise com os Estados Unidos. Nesse contexto, um vídeo visualizado mais de 1,3 milhão de vezes mostra Donald Trump supostamente reagindo às imagens dos atos pró-Bolsonaro. Mas o registro é anterior ao Dia da Independência e exibe sua reação a outra gravação, sem relação com o Brasil.

“Donald trump reage ao 7 de setembro com Bolsonaro”, diz uma das publicações que compartilham a gravação viral no Facebook, no X, no TikTok e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 9 de setembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Na postagem viral, um homem mostra ao presidente norte-americano um vídeo em seu aparelho celular e ele supostamente reage dizendo: “Muita gente”. A pessoa que segura o telefone então responde: “Sim, senhor. É um ato pro Bolsonaro”. Na parte inferior, a mesma publicação contém imagens de atos de apoiadores do ex-mandatário, indicando o que Donald Trump supostamente estaria assistindo.

O material começou a circular um dia após a realização de manifestações em todo o país no feriado da Independência do Brasil e em meio a uma possível prisão de Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) com outras sete pessoas, acusadas de uma suposta tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente não participou de nenhum ato no Dia da Independência por cumprir prisão domiciliar desde o início de agosto de 2025.

O julgamento também provocou um aumento da tensão entre o Brasil e os Estados Unidos, que acusam o Judiciário brasileiro de “minar a liberdade de expressão” e o governo de ser uma esquerda radical. O mandatário norte-americano também promoveu retaliações ao país, como o aumento para 50% nas tarifas a produtos importados e a aplicação da Lei Magnitsky, com sanções financeiras ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Mas a gravação viral não mostra Trump assistindo aos atos de apoiadores do ex-presidente no Dia da Independência do Brasil.

Vídeo de sacos de lixo jogados da Casa Branca

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência viralizada levou à mesma gravação publicada em 2 de setembro de 2025, antes do feriado nacional, pela Fox News. 

No registro original, um jornalista da rede de televisão norte-americana consulta Trump sobre um vídeo viral nas redes sociais que supostamente mostraria sacos de lixo sendo jogados por uma janela da Casa Branca. 

Após ver o conteúdo exibido pelo repórter, o mandatário diz: “Essas janelas são seladas, não é possível abri-las”. Em nenhum momento o mandatário e o jornalista mencionam o Brasil.

Outros meios de comunicação dos Estados Unidos também informaram sobre o caso, mostrando uma versão mais longa da fala de Trump, em que ele afirmou que o material “provavelmente” foi gerado por inteligência artificial (IA), uma vez que não seria possível abrir as janelas da residência oficial. 

O presidente também aproveitou para apontar os riscos relacionados ao uso da IA: “Um dos problemas que temos com a IA é que ela é boa e ruim ao mesmo tempo. Se alguma coisa ruim acontecer, é só culpar a IA. Mas elas também criam coisas”.

Uma matéria publicada na mesma data pela Fox News também foi acompanhada pelo suposto vídeo mostrado pelo correspondente Peter Doocy a Donald Trump na ocasião.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco