Beyoncé não criticou show de Madonna no RJ em vídeo; ela pedia justiça para George Floyd em 2020

  • Publicado em 6 de maio de 2024 às 23:27
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A cantora norte-americana Beyoncé não publicou um vídeo criticando a apresentação de Madonna no Rio de Janeiro, no último dia 4 de maio, enquanto o Rio Grande do Sul vive uma catástrofe devido aos temporais e consequentes enchentes, como sugerem publicações que acumulam mais de um milhão de visualizações nas redes sociais desde 6 de maio de 2024. A gravação viral foi feita em 2020 e, na ocasião, a artista publicou uma sequência pedindo justiça no caso George Floyd, assassinado naquele ano por um policial. 

“Beyoncé manda recado para Madonna e Brasil”, é a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no Facebook, no YouTube, no Kwai, no TikTok e no X

A gravação, de pouco mais de um minuto, é composta por um vídeo de um pronunciamento de Beyoncé, acompanhado de imagens de casas submersas e de uma foto da cantora Madonna, no canto inferior direito da tela. 

Na sequência, uma voz supostamente traduz para o português a fala de Beyoncé, que teria dito: “Enquanto as famílias estão lá chorando, triste, passando frio e fome, sem lugar para morar porque perderam as suas casinhas, muitos estão aí preocupados em ver o show de Madonna (...) É decepcionante ver que em tempos de crise, alguns escolhem o entretenimento em vez da solidariedade”.

Image
Captura de tela feita em 6 de maio de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

O conteúdo circula em meio às enchentes causadas pelas chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul. 

De acordo com o último boletim, publicado em 6 de maio de 2024 pela Defesa Civil gaúcha, 83 pessoas morreram em razão dos temporais que atingem o estado desde o final de abril.

Nesse contexto, o Brasil também foi palco do encerramento da turnê “The Celebration Tour”, de Madonna, em 4 de maio. A artista reuniu cerca de 1,6 milhão de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, de acordo com a Prefeitura, para relembrar as suas quatro décadas de carreira. 

Mas não é verdade que Beyoncé tenha criticado a cantora por essa apresentação no vídeo compartilhado nas redes. 

Uma busca reversa por um trecho da gravação usando a ferramenta Google Lens levou a artigos (1, 2, 3) de 30 de maio de 2020 repercutindo uma publicação feita por Beyoncé nessa mesma data em seu perfil no Instagram.  

Na postagem é possível ver a mesma gravação viralizada em 2024, mas com a seguinte legenda, em inglês: “Se você quiser exigir mais acusações contra todos os envolvidos na morte de George Floyd, clique no link na minha bio para assinar a petição”.

No vídeo, Beyoncé começa dizendo: “Nós precisamos de justiça para George Floyd. Todos nós testemunhamos o seu assassinato em plena luz do dia. Estamos despedaçados e enojados. Não podemos normalizar essa dor”.

A cantora norte-americana fazia referência ao assassinato de George Floyd, um homem negro que foi morto durante uma detenção policial violenta em 25 de maio de 2020, na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos. A morte de Floyd desencadeou uma série de protestos em vários estados do país.

O vídeo em que Beyoncé pedia aos fãs para assinarem a petição relacionada ao caso de Floyd foi noticiado pela imprensa (1, 2, 3).

A BeyGood, organização fundada em 2013 por Beyoncé para apoiar causas sociais, fez uma publicação em 6 de maio de 2024 pedindo doações para os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul  — sem qualquer menção ao vídeo agora viralizado nas redes sociais. 

O Checamos já verificou outro conteúdo sobre as enchentes no Rio Grande do Sul.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco