New York Times não publicou reportagem sobre suposto pedido de Trump para investigar Eduardo Bolsonaro

  • Publicado em 1 de setembro de 2025 às 21:24
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após a Polícia Federal indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) por coação processual e tentativa de abolição do Estado de Direito, em 20 de agosto de 2025, publicações que somam mais de 39 mil interações nas redes sociais compartilham um vídeo sobre uma suposta reportagem do jornal norte-americano The New York Times informando que o presidente Donald Trump pediu uma investigação do parlamentar. Mas as notícias que ilustram a gravação não se referem ao deputado e não há nenhum registro de que o jornal tenha publicado uma reportagem desse teor.

“Eduardo Bolsonaro na mira dos EUA! Segundo o New York Times, Donald Trump teria pedido ao senador Marco Rubio uma investigação para apurar se Eduardo Bolsonaro manipulou informações ao dizer que o Brasil não vive uma democracia. A possível pressão pode até abrir caminho para sua extradição”, dizem mensagens que compartilham a gravação viral no Facebook, no Instagram, no Threads e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

O material contém imagens de matérias jornalísticas e uma narração sobre uma suposta reportagem do jornal The New York Times informando que Donald Trump teria pedido ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

De acordo com a postagem viral, “fontes do jornal disseram que chegou até Trump que muitas coisas ditas para ele por Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo não são verdadeiras ou estão sendo transmitidas de formas distorcidas, principalmente de que no Brasil não há democracia, e que a Justiça persegue políticos de direita”.

Com isso, o presidente norte-americano teria supostamente pensado que estaria sendo “manipulado” pelo parlamentar, para que pudesse intervir para livrar seu pai, Jair Bolsonaro, de uma possível prisão. No trecho final, a narração afirma ainda que, “se as suspeitas se confirmarem, Trump poderá até determinar a deportação de Eduardo Bolsonaro do país”.

Em 20 de agosto de 2025, a Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo por crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. 

O relatório acusa o parlamentar de atrapalhar as investigações de uma ação penal em curso sobre tentativa de golpe de Estado, em que Jair Bolsonaro é réu, e de atuar junto ao governo de Donald Trump nos Estados Unidos para promover retaliações contra autoridades brasileiras e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre as principais retaliações, estão o aumento de 50% nas tarifas a produtos importados do Brasil e a aplicação da Lei Magnitsky, que impõe sanções financeiras, ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Mas, ao contrário do que indica a postagem viral, o New York Times (NYT) não publicou nenhuma reportagem sobre o mandatário norte-americano ter pedido uma investigação contra Eduardo Bolsonaro.

A equipe de checagem do Comprova, projeto de verificação colaborativo do qual o AFP Checamos faz parte, realizou uma busca no site do jornal norte-americano e identificou que o resultado mais recente mencionando Eduardo Bolsonaro é uma matéria de 20 de agosto de 2025, que aborda o suposto plano de seu pai de pedir asilo à Argentina, revelado pela Polícia Federal.

O registro anterior é de 5 de agosto, de uma reportagem sobre a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, indicando que Eduardo “passou meses atuando na Casa Branca para ajudar o pai”

Por fim, a última matéria encontrada no portal do NYT falando especificamente sobre Eduardo Bolsonaro é de 18 de março deste ano, afirmando que o deputado iria pedir asilo político aos Estados Unidos e denunciar “a perseguição” ao pai no Brasil.

Image
Captura de tela feita pelo Comprova com o resultado da busca pelo nome de Eduardo Bolsonaro no site do jornal The New York Times (.)

Uma pesquisa no Google pela suposta reportagem sobre o pedido de investigação de Trump contra o parlamentar também não retornou nenhum resultado.

O AFP Checamos identificou que as imagens que compõem a sequência viral, de capturas de tela de reportagens da mídia internacional supostamente noticiando o caso, tampouco se referem ao tema. 

É o caso, por exemplo, de uma manchete do portal norte-americano The Boston Globe. A imagem, porém, mostra uma capa fictícia, publicada em abril de 2016, quando o jornal imaginou como seria uma manchete caso Trump ganhasse as eleições presidenciais daquele ano e cumprisse suas promessas de campanha. Posteriormente, a capa foi considerada por outros portais como “profética”.

Já outras imagens mostram capturas de telas do anúncio da vitória de Donald Trump nas eleições de 2024 pelo portal de notícias britânico The Guardian e no próprio jornal norte-americano The New York Times, conforme indicou uma matéria do Terra. Nenhuma das imagens refere-se a repercussões sobre uma investigação contra Eduardo Bolsonaro.

Este texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do NSC Comunicação. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco