Donald Trump não “quebrou protocolo”, e recebeu Macron pessoalmente na Casa Branca em 2025

  • Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 20:56
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 24 de fevereiro de 2025, o presidente da França, Emmanuel Macron, chegou aos Estados Unidos para um encontro com seu homólogo norte-americano, Donald Trump. Desde então, um vídeo do chefe de Estado francês sendo recebido por uma mulher na Casa Branca soma milhares de interações nas redes sociais com a alegação de mostrar uma “quebra de protocolo” de Trump, para supostamente ignorá-lo. Mas o registro viral exibe a chegada de Macron antes de sua recepção oficial, no mesmo dia, quando foi recebido pelo mandatário dos Estados Unidos na entrada de sua residência em Washington.

“Emmanuel Macron está hoje na Casa Branca para tratar com Trump de diversos assuntos, incluindo a invasão russa da Ucrânia. No entanto, logo à chegada, Trump demonstrou não querer grande conversa, ignorando um protocolo habitual que envolve receber pessoalmente chefes de Estado à porta da Casa Branca. Este comportamento de Trump serve para mostrar seu desprezo por antigos aliados”, diz uma das publicações que compartilham a gravação viral no Facebook, no YouTube e no X.

Postagens semelhantes circulam em inglês.

Image
Captura de tela feita em 25 de fevereiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Na gravação viral, Emmanuel Macron aparece chegando à Casa Branca e sendo recebido por uma mulher que usuários afirmam ser uma funcionária da residência oficial do presidente norte-americano. De acordo com as postagens, o ato revelou uma “quebra do protocolo” de recepção a chefes de Estado por parte de Donald Trump.

Em 24 de fevereiro, o presidente francês chegou aos Estados Unidos para se encontrar com o mandatário norte-americano e debater sobre um possível cessar-fogo da guerra entre Rússia e Ucrânia. Macron se tornou o primeiro líder europeu a visitar Trump desde que ele retomou o poder, em 20 de janeiro de 2025.

Mas o vídeo não mostra o momento da recepção oficial a Macron.

Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo viral levou a uma matéria do portal norte-americano C-Span sobre a chegada de Macron à Casa Branca em 24 de fevereiro de 2025. O material é acompanhado pela mesma gravação das postagens viralizadas, indicando ser, portanto, referente à atual visita do líder francês.

Uma nova busca, dessa vez pelas palavras-chave “Macron”, “Casa Branca” e “Trump”, levou a conteúdos sobre o encontro, indicando que o presidente norte-americano, além de ter se reunido com Macron, o recebeu na entrada da residência oficial na mesma data do vídeo viral (1, 2).

Uma consulta ao banco de imagens Getty Images com as mesmas palavras-chave levou a mais registros, com a mesma data, de Macron com Donald Trump, alguns deles em que o mandatário francês é recebido na entrada da Casa Branca pelo presidente norte-americano e pela mesma mulher vista na gravação viral, o que confirma que ambas as recepções ocorreram no mesmo dia. 

Uma das fotografias contém a legenda: “O presidente francês Emmanuel Macron é escoltado pela chefe interina de Protocolo da Casa Branca, Abigail Jones, enquanto retorna para a Blair House, após uma reunião na Ala Oeste da Casa Branca em 24 de fevereiro de 2025, em Washington DC. Macron se reunirá com o presidente Donald Trump em Washington, no terceiro aniversário da invasão militar da Rússia na Ucrânia”.

O mesmo pode ser comprovado por imagens registradas por fotógrafos da AFP presentes na ocasião, corroborando que os dois momentos ocorreram no mesmo dia, conforme pode ser visto a seguir:

Image
O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o presidente francês, Emmanuel Macron, na Casa Branca, em Washington, DC, em 24 de fevereiro de 2025 (AFP / ROBERTO SCHMIDT)
Image
O presidente francês, Emmanuel Macron, é cumprimentado pela chefe de Protocolo interina da Casa Branca, Abigail Jones, na Casa Branca, em 24 de fevereiro de 2025 (AFP / Jim WATSON)

Videoconferência antes, recepção oficial depois

Diversos meios de comunicação informaram (1, 2, 3) que o presidente francês chegou à Casa Branca para uma sessão matinal que reuniu ambos os mandatários em uma videoconferência com líderes do G7. Posteriormente, os dois voltaram a se encontrar em uma reunião bilateral, e em seguida concederam uma entrevista coletiva.

O serviço de checagem da AFP em inglês confirmou que, por e-mail, a equipe de comunicação da Casa Branca informou que ambos realizaram uma videoconferência pela manhã e que a recepção oficial com a foto para a imprensa ocorreu ao meio-dia. Portanto, nenhuma “quebra de protocolo” foi realizada por Donald Trump, como indicam as postagens virais.

A gravação com a recepção de Trump a Macron também foi publicada na conta oficial da Casa Branca no X e no canal da AFP no YouTube em 24 de fevereiro de 2025.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco