Foto não mostra buraco de tiro no terno de Trump após atentado, e sim dobra no tecido
- Publicado em 17 de julho de 2024 às 17:55
- 3 minutos de leitura
- Por AFP França, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“URGENTE: Trump também foi atingido do lado direito do peito e o que o salvou foi o colete balístico que estava usando”, diz uma das mensagens compartilhadas no Facebook. O conteúdo circula também no X, no Instagram e no TikTok.
A alegação também é difundida em francês, em inglês e em espanhol.
As publicações são acompanhadas de uma foto de Trump com o rosto ensanguentado e o punho direito levantado enquanto dois homens e uma mulher tentam protegê-lo. Próximo ao peito do republicano, as imagens contém um círculo em vermelho sinalizando o que aparentemente seria um buraco de bala no terno do ex-presidente.
A fotografia circula após o atentado a tiros sofrido por Trump em 13 de julho durante um comício eleitoral na Pensilvânia. O ex-mandatário foi retirado às pressas do local por agentes do Serviço Secreto norte-americano. Um dos frequentadores do comício foi morto e outras duas pessoas ficaram feridas. O suposto autor dos disparos também foi morto por atiradores do Serviço Secreto.
Logo após o atentado, Trump afirmou que a bala perfurou a parte superior de sua orelha direita.
Não é verdade, porém, que a foto viralizada mostre um outro impacto de bala no peito do ex-presidente.
O suposto “buraco de bala” no terno de Trump, na realidade, é a dobra do terno da agente do Serviço Secreto (agência governamental norte-americana responsável pela proteção de figuras públicas de alta relevância) que se colocou à frente de Trump para protegê-lo. O detalhe pode ser visto na foto original em alta resolução, fotografada por Evan Vucci, da Associated Press.
Outra fotografia, também capturada por Vucci logo após a tentativa de assassinato, igualmente mostra que não há nenhum furo ou marca de tiro no terno de Trump:
Republican presidential candidate former President Donald Trump raises his fist as he is rushed off stage after an assassination attempt during a campaign rally in Butler, Pa. @apnewspic.twitter.com/VoAYqRC4QV
— Evan Vucci (@evanvucci) July 14, 2024
Ainda que diversas balas tenham sido disparadas pelo suposto atirador, Thomas Matthew Crooks, até a publicação desta verificação, tudo indica que Donald Trump foi atingido apenas na orelha, como dito pelo próprio ex-presidente em seu perfil na plataforma Truth Social.
Procurado pela AFP, o Serviço Secreto se recusou a informar se Trump estava ou não usando um colete à prova de balas, citando que a investigação do episódio ainda está em andamento.