O Fórum Econômico Mundial não propôs que a Bíblia fosse reescrita com inteligência artificial

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 14 de julho de 2023 às 18:26
  • Atualizado em 29 de abril de 2024 às 21:08
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Romênia, AFP Brasil
O Fórum Econômico Mundial (FEM ou WEF na sigla em inglês) não propôs uma nova versão da Bíblia escrita por Inteligência Artificial (IA) e tampouco o fez por meio de um "alto funcionário" representado pelo escritor israelense Yuval Noah Harari, ao contrário do que alegam publicações com milhares de visualizações desde 14 de junho de 2023. Discurso de Harari, sem nenhuma relação com o FEM, circula fora de contexto. Ele afirmou que a IA “pode criar novas ideias” e “pode até escrever uma nova Bíblia”, não que o FEM esteja por trás da iniciativa.

“O Fórum Econômico Mundial pediu que as escrituras religiosas sejam ‘reescritas’ pela inteligência artificial para criar uma ‘nova Bíblia’ globalizada”, afirmam publicações compartilhadas no Facebook, no Kwai e no TikTok.

Algumas alegações são compartilhadas junto a uma captura de tela com o logo do site Tribuna Nacional, onde a alegação foi publicada, e lê-se: “WEF ordena que o governo proíba a Bíblia e publique a versão 'verificada' sem Deus”. O portal já publicou conteúdos sobre o Fórum Econômico Mundial,  vacinas e a pandemia de covid-19 verificados anteriormente pela AFP (1, 2, 3). Outros conteúdos, como este, asseguram que o escritor israelense Yuval Noah Harari seria “diretor sênior do Fórum Econômico Mundial” e teria que a Bíblia fosse reescrita por inteligência artificial.

O conteúdo também circula em romeno, polonês, espanhol e inglês .

Image
Captura de tela feita em 12 de julho de 2023 de uma publicação no Facebook

O Fórum Econômico Mundial, organização fundada em 1971 pelo economista alemão Klaus Schwab, atual presidente da organização, é alvo frequente de desinformação verificada em diversas ocasiões pela AFP (1, 2, 3, 4).

No caso das mensagens sobre a Bíblia, há várias falsidades: a primeira é que não há registro de proposta semelhante do Fórum, algo desmentido também por um dos porta-vozes da instituição à AFP em 28 de junho de 2023. 

“O Fórum Econômico Mundial nunca pediu que a Inteligência Artificial reescrevesse a Bíblia e nunca fez declarações sobre banir a Bíblia ou pedir uma nova religião mundial ”, disse o porta-voz Yann Zopf , acrescentando: “Estas são mensagens falsas para desacreditar o importante trabalho que o Fórum Econômico Mundial faz sobre sérios desafios globais”.

Yuval Noah Harari e o Fórum Econômico

Outra das falsidades da mensagem viral é sobre Yuval Noah Harari, o escritor e historiador israelense citado pelos usuários como um "alto funcionário" ou "conselheiro sênior" do presidente do FEM. Harari não ocupa uma posição oficial no FEM.

Harari não é listado na página de liderança e governança do FEM, onde aparecem seus gestores. Há um perfil de Harari na página da organização, que o apresenta como professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e autor de vários livros, após ele ter sido convidado para palestrar em eventos do Fórum como este em 2018 ou este em 2020.

Mas o escritor não é um funcionário da organização. "O Sr. Harari não é funcionário ou conselheiro do Fórum Econômico Mundial ", disse Yann Zopf.

Declarações mal interpretadas por Harari

Os conteúdos virais afirmam que as declarações de Harari ocorreram em um evento com o jornalista Pedro Pinto, em Lisboa, Portugal, “sobre IA e o futuro da humanidade”. Algumas publicações compartilham junto a alegação um vídeo do evento, mas que não tem relação com o FEM.

A AFP encontrou a entrevista no canal de Harari no YouTube. O encontro ocorreu no dia 19 de maio de 2023, em Lisboa, com o referido jornalista, com quem o historiador falou sobre as potencialidades da Inteligência Artificial (IA) para “tomar decisões” e “gerar novas ideias”.

Em nenhum momento, no entanto, Harari se referiu à IA escrevendo uma nova Bíblia ou propondo um texto sagrado gerado por IA para dar origem a uma “religião realmente correta”.

O que o historiador disse é que a IA “pode criar novas ideias. Pode até escrever uma nova Bíblia”, e é a primeira tecnologia que “pode tomar decisões sobre si mesma, até mesmo sobre nós, então tira o poder de nós”. Harari usou o exemplo do livro sagrado do cristianismo para falar sobre a capacidade dessa tecnologia.

As declarações de Harari foram as seguintes: “A Inteligência Artificial pode criar novas ideias. Você pode até escrever uma nova Bíblia”.

“Ao longo da história, as religiões sonharam em ter um livro escrito por uma inteligência sobre-humana, por uma entidade que não fosse humana. Ou todas as religiões dizem 'todos os outros livros das outras religiões foram escritos por humanos, mas nosso livro, não, veio de uma inteligência sobre-humana”, afirmou ele, continuando: “Em alguns anos haverá religiões que estarão certas : Pense numa religião cujo livro sagrado foi escrito por uma Inteligência Artificial. Isso pode ser uma realidade em alguns anos”.

A AFP tentou entrar em contato com o autor israelense, mas não obteve resposta até a data de publicação deste artigo.

Referências

Atualiza metadados
29 de abril de 2024 Atualiza metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco