O fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, na abertura das sessões virtuais da Agenda de Davos na sede do FEM em Cologny, em 17 de janeiro de 2022 ( AFP / Fabrice Coffrini)

Klaus Schwab não diz em vídeo viralizado que tem os políticos, a mídia e os cientistas "no bolso"

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2022 às 21:32
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Publicações compartilhadas mais de 8 mil vezes nas redes sociais, desde ao menos 6 de fevereiro de 2022, alegam que o presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, disse, sem perceber que estava sendo gravado, que tem os políticos, a mídia e os cientistas “no bolso”. No entanto, o vídeo que supostamente teria vazado foi publicado em 2007 na conta oficial da organização no YouTube e Schwab não usa a expressão citada em nenhum momento da sequência.

“Sem saber que estava sendo filmado, Klaus Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial, diz  ‘Temos todos eles em nossos bolsos, políticos, mídia e, acima de tudo, os especialistas e cientistas’”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2), no Facebook (1, 2, 3) e no Instagram (1, 2).

Image
Captura de tela feita em 9 de fevereiro de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Uma busca no YouTube pelos termos “Klaus Schwab”, “World Economic Forum” e “Headquarters”, que podem ser lidos na parte superior do registro viralizado, levou ao vídeo original publicado na conta oficial do Fórum Econômico Mundial em 12 de janeiro de 2007. 

Na gravação completa, de quase 16 minutos, uma pessoa que está fora do enquadramento da câmera pergunta se Schwab pode contar um pouco sobre suas atividades, ao que o presidente do Fórum Econômico Mundial responde “claro”. Ou seja, o representante do órgão não fez os comentários “sem saber que estava sendo filmado”, como alegam as postagens. 

No vídeo, Schwab dá detalhes sobre a missão e o dia a dia da organização. A partir de 3 minutos e 42 segundos, o entrevistador pergunta ao representante do Fórum quem são as pessoas que participam das diferentes reuniões da entidade. “Que tipo de stakeholders nós temos?”, ele questiona. Em resposta, Schwab menciona os políticos, a mídia e os cientistas como seus “stakeholders”, sem qualquer menção a tê-los “no bolso”, como dizem as publicações.

Segundo o Dicionário de Cambridge, o termo “stakeholders” se refere a alguém “como uma pessoa empregada [em uma empresa], um cliente, ou um cidadão que está envolvido em uma organização, sociedade, etc. e portanto tem responsabilidades com a mesma e interesse em seu sucesso”

Daniel Sousa, professor de Economia do Ibmec, disse ao Checamos que o termo “stakeholders” é usado como “partes interessadas” em determinada negociação. “São todos aqueles que são afetados”, acrescentou. 

A pedido do Checamos, Sousa assistiu ao trecho viralizado e afirmou que, nas imagens, Schwab não diz que coloca ninguém no bolso. “Schwab cita as partes interessadas em business [negócios], disse.

O Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional sediada em Genebra, que reúne políticos, empresários, e outros líderes culturais e civis para discutir questões de interesse global e regional. A entidade é conhecida por promover encontros anuais em Davos, na Suíça, onde tradicionalmente lideranças mundiais se reúnem.

Conteúdo semelhante foi verificado pelo Aos Fatos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco