Imagem de Ancelotti beijando mulheres no Carnaval foi gerada por IA

  • Publicado em 20 de fevereiro de 2026 às 20:17
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Em 13 de fevereiro de 2026, o técnico da Seleção Brasileira Carlo Ancelotti foi filmado em um camarote no Carnaval de Salvador. Desde então, circula nas redes sociais uma imagem com mais de 60 mil interações que mostraria o treinador beijando três mulheres. Mas o registro foi alterado por meio de inteligência artificial. Na gravação original, Ancelotti estava sozinho.

Treinador da seleção brasileira Carlos Ancelotti pegou logo três no Carnaval de Salvador”, lê-se na legenda de uma imagem compartilhada no Kwai

O conteúdo também circula no X, no Facebook e no Instagram e em publicações em espanhol. Nele, o técnico da Seleção parece estar cercado por três mulheres que se inclinam para beijá-lo.

A suposta imagem também foi veiculada em jornais internacionais, como o britânico The Sun. Na rede social X, o Grok — ferramenta de inteligência artificial vinculada à plataforma — usou essa e outras e outras aparições na mídia como base para responder a usuários que a imagem seria real.

Image
Captura de tela feita em 19 de fevereiro de uma publicação no Facebook (.)

Ancelotti realmente esteve em alguns eventos de Carnaval em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, mas a imagem viral é falsa.

Por meio de uma busca reversa, o Checamos localizou o registro original, compartilhado pela repórter do Globo Esporte Gabrielle Gomes no X, em 13 de fevereiro. Segundo a legenda, o técnico estava aproveitando o Carnaval de Salvador, na Bahia. Na gravação, é possível ver que não havia nenhuma mulher perto do técnico naquele momento.

Image
Comparação feita em 19 de fevereiro de 2026 entre o registro da repórter Gabrielle Gomes (E) e uma postagem no X (.)

O Checamos também submeteu a imagem à ferramenta InVID-WeVerify, que identificou fortes evidências de que o conteúdo é sintético.

Image
Captura de tela feita em 19 de fevereiro do InVID-WeVerify (.)

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica, pelo Fato ou Fake e pelo UOL Confere.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco