Pôster de Zelensky “inalando” notas de dinheiro não foi instalado em frente à catedral de Milão
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 28 de abril de 2023 às 23:27
- 4 minutos de leitura
- Por Paula CABESCU, AFP Romênia, AFP Uruguai, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Manuela SILVA
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Está circulando nas redes sociais um vídeo em um outdoor em Milão com o rosto do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, sugando pelas narinas doações de transeuntes”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook e no Twitter.
As imagens, em baixa definição, mostram um suposto painel retratando Zelensky. Elas parecem ter sido filmadas na Piazza del Duomo, ao redor da catedral de Milão.
No final do vídeo, uma filmagem de qualidade superior é mostra uma visão mais próxima do painel. Nela, vê-se que as notas de euro são sugadas por um buraco na narina de Zelensky, sob o texto “Doações para a Ucrânia”.
Conteúdo semelhante circulou em espanhol, inglês, francês, holandês, alemão e búlgaro.
As postagens trazem uma marca d'água referente a um canal do Telegram em russo chamado “Omarov Today”, que compartilhou o vídeo em 4 de abril de 2023. Na legenda, há uma expressão em russo que significa “um passarinho me disse”, seguido de “Milão, 3 de abril”.
Uma busca reversa da imagem de Zelensky usada no suposto cartaz mostrou que ela foi extraída de uma matéria do veículo norte-americano “The Hill”. Ela foi publicada durante a visita do presidente ucraniano a Washington em dezembro de 2022.
Localização do vídeo
O vídeo revela a Piazza del Duomo, como pode ser visto no Google Maps. Inclusive, no modo Street View oferecido pela ferramenta é possível localizar o outdoor exibido nas imagens:
Um jornalista da AFP visitou o local em 13 de abril e confirmou que o pôster em questão não continha a imagem de Zelensky. Em vez disso, exibia um anúncio da Semana de Arte de Milão, como pode ser visto abaixo:
“Não é um vídeo original”
Por e-mail, a AFP consultou Elena Santini Nunziati, porta-voz da organização que administra a catedral, sobre a suposta instalação viral: “Nunca foram colocados mensagens ou cartazes políticos degradantes ou zombeteiros na Catedral ou na Piazza Duomo de Milão”, respondeu em 13 de abril de 2023, enfatizando que o conselho em questão é de responsabilidade da autoridade da cidade de Comune di Milano.
O departamento de comunicação da Comuna, dona do outdoor (como pode ser visto na parte inferior da foto anterior), disse à AFP em um e-mail em 19 de abril que a sequência viral “não era um vídeo original, já que não existe esse pôster, nunca foi autorizado nos espaços pertencentes à administração da comuna”.
A AFP também perguntou aos funcionários de um restaurante na esquina da Piazza del Duomo, mais próximo do outdoor, sobre as imagens. Os funcionários, que não quiseram ser identificados na apuração, disseram conhecer o outdoor em questão, mas que nunca viram a suposta instalação com Zelensky.
Inconsistências
Ao olhar para a sequência mais antiga, publicada no canal russo no Telegram, podem ser encontrados indícios que sugerem que a mesma foi manipulada.
Por exemplo, vê-se que na borda do suposto cartaz de Zelensky não há espaço entre a imagem e a moldura, e não há sombra projetada:
Além disso, nos segundos 16 e 20 do vídeo encontrado no Telegram, o mesmo homem pode ser visto passando pelo lado direito do quadro, apesar de esses fragmentos terem sido registrados em momentos diferentes.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformações sobre o Zelensky (1, 2).