O vídeo de um casal cantando mostra artistas dos EUA e Reino Unido, não Zelensky e sua esposa

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo de um casal cantando e tocando violão foi visualizado mais de 580 mil vezes nas redes sociais desde 10 de março de 2022, como se mostrasse o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, e sua esposa, Olena Zelenska. Mas isso é falso. Na verdade, os cantores vistos na sequência são Alejandro Manzano, vocalista da banda norte-americana Boyce Avenue, e a britânica Connie Talbot.

“Lindo vídeo do Presidente da Ucrânia e sua esposa. Tomara que possam cantar esta música juntos brevemente. Paz para a Ucrânia”, diz uma das publicações que compartilham o vídeo no Facebook (1, 2), Twitter e YouTube.

A gravação também circula em inglês e espanhol, no contexto da invasão russa à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro de 2022. Em 8 de março, Zelenska condenou o “assassinato em massa” de civis no país, incluindo crianças, em uma carta aberta enviada à imprensa internacional.

Captura de tela feita em 15 de março de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

No entanto, o vídeo viralizado não tem relação com o conflito.

Uma busca reversa por uma captura de tela da gravação no buscador Yandex levou ao site da banda norte-americana Boyce Avenue.

A sequência compartilhada nas redes sociais foi encontrada no canal do grupo no YouTube em publicação feita em 20 de fevereiro de 2022, dias antes do início da invasão russa à Ucrânia.

O título da publicação indica que trata-se de uma versão de “Endless Love”, canção interpretada originalmente em 1981 por Lionel Richie e Diana Ross.

Na descrição do vídeo é detalhado que o vocalista principal da Boyce Avenue é o cantor Alejandro Manzano, que é acompanhado na gravação pela cantora britânica Connie Talbot.

Abaixo, duas comparações mostram diferenças entre Manzano e Zelensky, que protagonizou uma série de comédia antes de ser eleito presidente, e entre Talbot e a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska:

Capturas de tela realizadas em 11 de março de 2022 de vídeo publicado no canal do YouTube da banda Boyce Avenue (E), de um vídeo de Zelensky no YouTube (direita, acima) e de uma foto de arquivo da AFP ( . / )

A AFP tem verificado múltiplos vídeos e fotos tirados de contexto desde o início do conflito russo-ucraniano.

Conflito ucraniano-russo