Esta foto mostra o embaixador ucraniano no Japão com traje de samurai, não o seu homólogo em Kiev

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

A imagem do suposto embaixador japonês na Ucrânia, usando uma vestimenta de samurai, acompanhada da alegação de que ele decidiu ficar em Kiev para "proteger o país" após o início do conflito com a Rússia, tem sido compartilhada dezenas de vezes nas redes sociais desde 24 de fevereiro de 2022, quando o conflito teve início. No entanto, a foto mostra o embaixador ucraniano no Japão, Sergiy Korsunsky, que publicou a imagem em suas redes sociais em 14 de fevereiro de 2022.

“Vestido com estas armaduras antigas, o embaixador japonês em Kiev disse apenas uma frase: ‘O Samurai deve proteger o país em que se encontra!’”, afirmam as publicações no Facebook (1, 2) e no Twitter (1).

Na imagem, um homem é fotografado usando o karuta gane tatami, uma armadura tradicional dos guerreiros japoneses, e segurando uma espada katana. Na parede atrás dele é possível ver o símbolo do tridente ucraniano em amarelo com fundo azul.

Captura de tela feita em 4 de março de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

O conteúdo também circula em espanhol.

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia lançou uma ofensiva contra o território ucraniano depois que o Kremlin reconheceu a independência das províncias separatistas de Donetsk e Lugansk. As delegações russa e ucraniana se reuniram para negociações pela primeira vez em 28 de fevereiro de 2022 em Belarus.

Mas a imagem viral não mostra o embaixador japonês na Ucrânia, Kuninori Matsuda.

Uma busca reversa pela foto na ferramenta TinEye levou à imagem publicada no Reddit e intitulada, em inglês, “Embaixador ucraniano no Japão Sergiy Korsunsky como samurai”.

Outra pesquisa por esse nome mostrou que a fotografia agora viralizada foi publicada originalmente pelo embaixador da Ucrânia no Japão, Sergiy Korsunsky, no Twitter em 14 de fevereiro de 2022. Na ocasião, o diplomata escreveu, em tradução livre para o português: “Sabemos pelo que estamos lutando. E a Rússia?”.

Um usuário no Twitter perguntou à Korsunsky sobre seu capacete de samurai, ao que ele respondeu com uma outra imagem usando o tradicional kabuto, mas sem a máscara, tornando-o mais facilmente reconhecível.

Em 13 de fevereiro de 2022, a embaixada japonesa na Ucrânia pediu aos seus cidadãos que deixassem o país europeu: “A Embaixada do Japão na Ucrânia também evacuará a equipe do país, exceto um pequeno número, em caso de uma situação imprevista a partir do dia 14, e a função da embaixada será reduzida em conformidade”.

O comunicado, contudo, não explicita se o embaixador Kuninori Matsuda permaneceu na Ucrânia. A AFP entrou em contato com a equipe consular japonesa na Ucrânia, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.

No conflito entre Ucrânia e Rússia diversos conteúdos desinformativos têm circulado e já foram verificados pelo Checamos.

Conflito na Ucrânia