Foto de Randolfe Rodrigues sem máscara no carnaval foi feita em 2019, antes da pandemia

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma imagem do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em meio a um grupo de pessoas, todas sem máscara de proteção contra a covid-19, foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais desde 2 de março de 2022, como se o registro tivesse sido feito no carnaval deste ano. Isso é falso. A foto foi feita em março de 2019, meses antes da detecção do novo coronavírus. Não há registro de que o senador tenha participado de festas públicas no feriado de 2022.

“Olha aí o relator da CPI do Circo…. ué! Em plena pandemia. Cadê a máscara? Não pode ter aglomeração!”, diz o texto sobreposto à imagem em publicações no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2) e Instagram.

“O Carnaval de 2022 vai ser conhecido como o ‘carnaval dos hipócritas’”, escreveu um usuário criticando Rodrigues, que foi vice-presidente da chamada “CPI da covid-19”, onde defendeu o uso de máscaras e a adoção de medidas restritivas contra o coronavírus.

Captura de tela feita em 4 de março de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Em 2022, os desfiles de escolas de samba e de blocos de rua foram adiados em diversos estados brasileiros em uma tentativa de conter o avanço da variante ômicron. A imagem compartilhada nas redes não foi feita, contudo, nesse contexto.

Antes da pandemia

Uma busca na conta oficial de Randolfe Rodrigues no Facebook mostra que uma foto muito semelhante à viralizada foi publicada pelo senador em 5 de março de 2019, terça-feira de carnaval daquele ano.

Nos dois registros, coincidem a roupa de Rodrigues e diversos elementos da localização, como demonstrado abaixo:

Comparação feita em 4 de março de 2022 entre publicação de Randolfe Rodrigues no Facebook em 5 de março de 2019 (E) e a foto viralizada ( . / )

A publicação, que contém diversas outras imagens do mesmo evento, detalha que as fotos foram feitas no próprio dia 5 de março de 2019 durante o bloco A Banda, em Macapá.

Uma busca no Google pelo nome desse bloco de carnaval levou a diversos artigos que noticiaram a presença de Randolfe Rodrigues no evento de 2019 (1, 2). Todos são ilustrados com fotos em que Rodrigues aparece com a mesma roupa vista na imagem viralizada.

Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria de imprensa do senador confirmou que a foto compartilhada nas redes foi feita em 5 de março de 2019, meses antes de ser anunciada a detecção do novo coronavírus na China.

À AFP, a assessoria também afirmou que o senador passou o feriado de 2022 com a noiva e amigos, “mas não participou de nenhuma festa pública”.

Em Macapá, onde Rodrigues mora, blocos de rua foram vetados pela Prefeitura em 2022 devido à pandemia de covid-19. Pelo mesmo motivo, o bloco A Banda, onde foi feita a foto viralizada, não sai nas ruas desde 2020, segundo veículos locais (1, 2).

Esse conteúdo também foi checado pela Agência Lupa.

COVID-19