Foto de Randolfe Rodrigues sem máscara no carnaval foi feita em 2019, antes da pandemia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de março de 2022 às 22:14
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha aí o relator da CPI do Circo…. ué! Em plena pandemia. Cadê a máscara? Não pode ter aglomeração!”, diz o texto sobreposto à imagem em publicações no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2) e Instagram.
“O Carnaval de 2022 vai ser conhecido como o ‘carnaval dos hipócritas’”, escreveu um usuário criticando Rodrigues, que foi vice-presidente da chamada “CPI da covid-19”, onde defendeu o uso de máscaras e a adoção de medidas restritivas contra o coronavírus.
Em 2022, os desfiles de escolas de samba e de blocos de rua foram adiados em diversos estados brasileiros em uma tentativa de conter o avanço da variante ômicron. A imagem compartilhada nas redes não foi feita, contudo, nesse contexto.
Antes da pandemia
Uma busca na conta oficial de Randolfe Rodrigues no Facebook mostra que uma foto muito semelhante à viralizada foi publicada pelo senador em 5 de março de 2019, terça-feira de carnaval daquele ano.
Nos dois registros, coincidem a roupa de Rodrigues e diversos elementos da localização, como demonstrado abaixo:
A publicação, que contém diversas outras imagens do mesmo evento, detalha que as fotos foram feitas no próprio dia 5 de março de 2019 durante o bloco A Banda, em Macapá.
Uma busca no Google pelo nome desse bloco de carnaval levou a diversos artigos que noticiaram a presença de Randolfe Rodrigues no evento de 2019 (1, 2). Todos são ilustrados com fotos em que Rodrigues aparece com a mesma roupa vista na imagem viralizada.
Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria de imprensa do senador confirmou que a foto compartilhada nas redes foi feita em 5 de março de 2019, meses antes de ser anunciada a detecção do novo coronavírus na China.
À AFP, a assessoria também afirmou que o senador passou o feriado de 2022 com a noiva e amigos, “mas não participou de nenhuma festa pública”.
Em Macapá, onde Rodrigues mora, blocos de rua foram vetados pela Prefeitura em 2022 devido à pandemia de covid-19. Pelo mesmo motivo, o bloco A Banda, onde foi feita a foto viralizada, não sai nas ruas desde 2020, segundo veículos locais (1, 2).
Esse conteúdo também foi checado pela Agência Lupa.