Multidão foi fotografada durante comemoração da Copa de 2018 em Paris, não em protesto recente

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

“Olha o que está acontecendo em Paris, o tamanho da manifestação”, diz a legenda de uma imagem compartilhada mais de 2 mil vezes em redes sociais desde o último dia 20 de dezembro, como se retratasse um ato contra a “esquerda e o socialismo”, ou em oposição às medidas adotadas durante a pandemia de covid-19, de acordo com as múltiplas postagens. No entanto, a foto mostra a comemoração realizada em Paris após a vitória da França na Copa do Mundo de 2018 e foi feita por um jornalista da AFP.

“Não é hora de desanimar, não é hora de desistir. Iremos vencer essa guerra contra a Esquerda e o socialismo. Isso está acontecendo em Paris, acorda Brasil”, escreveu um usuário em uma das postagens, compartilhadas no Facebook (1, 2, 3), Instagram e Twitter.

Outras publicações relacionam o suposto protesto à pandemia de covid-19. “Manifestação em Paris, contra obrigação da vacina da morte”, escreveu um usuário no Twitter. “Isso está acontecendo em Paris, acorda Brasil! #ChegaDeLockDown”, comentou outro.

Alegações semelhantes também circulam em inglês e espanhol

Captura de tela feita em 23 de dezembro de 2020 de uma publicação no Facebook

A imagem não corresponde, contudo, a uma manifestação recente, mas a uma celebração realizada em 2018.

Uma busca reversa no Google levou a um artigo do site de notícias britânico Metro ilustrado com a mesma foto. A notícia era sobre as celebrações realizadas em Paris devido à vitória da seleção francesa na Copa do Mundo de 2018 e creditava a foto à agência Getty Images.

De fato, o registro pode ser encontrado no catálogo da Getty Images, que especifica que o autor da imagem é Ludovic Marin, fotógrafo da AFP. A foto também está disponível no banco de imagens da AFP e, segundo sua legenda, foi feita do topo do Arco do Triunfo, de frente para a Avenida Champs-Élysées, em 15 de julho de 2018.

“Pessoas acendem fogos enquanto comemoram após a França vencer a final da Copa do Mundo da Rússia de 2018 contra a Croácia”, diz parte da legenda.

Celebração da vitória da França na Copa do Mundo de 2018 em Paris, em 15 de julho de 2018 (Ludovic Marin / AFP)

O local onde o fotógrafo fez a imagem pode ser visto aqui no Google Street View.

Em resumo, a imagem compartilhada nas redes como se retratasse um protesto recente realizado em Paris foi feita, na verdade, por um fotógrafo da AFP em 15 de julho de 2018, durante as celebrações na Avenida Champs-Élysées quando a seleção francesa ganhou a Copa do Mundo de 2018.

Tradução e adaptação
AFP Brasil
CORONAVÍRUS