Mamdani criticou sistema prisional em vídeo viral, mas não disse que “esvaziará todas as prisões” de Nova York
- Publicado em 24 de novembro de 2025 às 16:19
- 3 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Zohran Mamdani, que se define como “socialista”, foi eleito prefeito de Nova York em 4 de novembro de 2025. Desde então, usuários de redes sociais visualizaram mais de 60 mil vezes um vídeo em que Mamdani supostamente promete “esvaziar todas as prisões” e descriminalizar os “delitos menores”. Porém, a alegação não procede. Na gravação, feita em 2021, ele criticou a morte de 12 detentos do presídio de Rikers Island, mas em nenhum momento diz o que indicam as postagens.
“O novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, socialista declarado, vai esvaziar todas as prisões da cidade e descriminalizar delitos “menores” porque, segundo ele, ‘a violência é uma construção artificial’”, diz a mensagem sobreposta à sequência viral no Facebook, no Instagram e no Threads.
Postagens semelhantes circulam em espanhol.
A gravação que acompanha as postagens mostra o prefeito eleito dizendo, em inglês: “Muitas vezes, incluindo nós mesmos, como legisladores, comprovamos que, quando recorremos aos tribunais, o termo ‘crime violento’ é usado até quando alguém rouba encomendas. Também usam quando uma pessoa é acusada de roubo e se descobre que há uma unidade habitacional dentro de uma propriedade. Portanto, a violência é uma construção social”.
O democrata Mamdani, de 34 anos, se tornará o primeiro prefeito muçulmano de Nova York quando assumir o cargo em 1º de janeiro de 2026.
Nascido em Kampala, Uganda, em uma família de origem indiana, Mamdani vive nos Estados Unidos desde os sete anos de idade. Em 2018, tornou-se cidadão norte-americano. No mesmo ano, foi eleito legislador pelo Queens, um bairro composto em sua maioria por migrantes, que representou na Assembleia do Estado de Nova York.
Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência levou a uma postagem no perfil oficial de Mamdani no Facebook em 6 de outubro de 2021, com uma versão estendida da gravação.
A legenda indica que se trata de um protesto contra o sistema de pagamento de fianças na esfera judicial, no contexto de uma crise penitenciária no presídio de Rikers Island, onde a maioria são presos preventivos, que aguardam julgamento.
Nos Estados Unidos, existe uma polêmica a respeito do pagamento de fianças: no país, é possível que um réu consiga a liberdade provisória até o julgamento mediante o pagamento de uma quantia em dinheiro, que serve como “garantia” de que o acusado comparecerá às audiências. Críticos desse mecanismo alegam que ele desfavorece pessoas de menor renda. É o caso de Mamdani, que em sua publicação escreveu: “devemos acabar com a ‘fiança em dinheiro’”.
Na ocasião, Mamdani era membro da Assembleia do Estado de Nova York.
Na sequência de 59 segundos, além do que é visto no trecho viral, o político condena a morte de 12 detentos naquele ano em Rikers Island, que provocou a reação de líderes de agentes penitenciários, congressistas e advogados.
“Precisamos deixar bem claro que o que está ocorrendo aqui com esses promotores é violência. É violência no mais alto nível. Se tivéssemos 12 pessoas assassinadas nas ruas da cidade de Nova York, veríamos isso todos os dias em manchetes do Post e Daily News. Mas, como se tratam de nova-iorquinos pobres, negros e latinos assassinados em Rikers Island, as pessoas não se importam com a presunção de inocência”, afirmou.
Mamdani em nenhum momento mencionou “esvaziar todas as prisões de Nova York”, como as postagens virais afirmam.
Uma pesquisa no Google com os termos em inglês “protesto”, “promotoria”, “Mamdani” e “prisão Rikers Island”, filtrando por outubro de 2021, levou a reportagens (1, 2, 3) sobre a manifestação de políticos e ativistas que pediram aos promotores que acabassem com o sistema de fiança em dinheiro para crimes menores.
Uma nova busca com as frases, em português e inglês, “Zohran Mamdani esvaziar prisões” e “Zohran Mamdani descriminaliza crimes menores” não levou a nenhum resultado correspondente sobre o suposto anúncio em meios de comunicação e canais oficiais.
O AFP Checamos já verificou outra alegação relacionada ao prefeito eleito Zohran Mamdani.
Referências
- Publicação de Zohran Mamdani no Facebook em 6 de outubro de 2021
- Reportagens sobre os protestos ocorridos em outubro de 2021 (1, 2, 3, 4)
