Vídeo de Maduro com militares é de 2019, e não posterior ao envio de navios pelos Estados Unidos em 2025
- Publicado em 1 de setembro de 2025 às 17:47
- 2 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
“Nicolas Maduro em vídeo de mãos dadas exibe seus 4,5 milhões de soldados pronto para combater EUA”, lê-se no conteúdo que circula no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.
Publicações semelhantes circulam em espanhol.
O conteúdo circula no contexto das crescentes tensões entre a Venezuela e os Estados Unidos, que não reconhecem as duas últimas reeleições presidenciais de Maduro e o acusam de liderar uma suposta quadrilha de narcotraficantes chamada Cartel de los Soles, classificada por Donald Trump como terrorista.
O governo norte-americano aumentou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à captura do venezuelano. Após o anúncio, os Estados Unidos enviaram três navios de guerra para as águas do Caribe, perto da Venezuela, como parte de um plano para combater o narcotráfico.
A imprensa norte-americana informou que Washington também planejava enviar cerca de 4 mil fuzileiros navais.
Em resposta às “ameaças” dos Estados Unidos, Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos.
Mas a sequência viral não tem relação com as tensões entre os dois países em 2025.
Uma busca reversa no Google com fragmentos do vídeo viral levou a uma publicação na conta de Maduro no Facebook, feita em 29 de janeiro de 2019, que inclui a gravação compartilhada nas redes sociais.
A legenda da postagem diz: “UNIDADE MONOLÍTICA PARA ALCANÇAR A PAZ. Com unidade, coesão e mobilização defenderemos a pátria das agressões imperiais para preservar a paz e o futuro próspero do nosso povo”.
Uma pesquisa na conta do presidente no Facebook no período de janeiro de 2019 levou a uma transmissão ao vivo feita no mesmo dia 29 de janeiro, na qual Maduro usa a mesma roupa.
“Juntamente com o Estado-Maior Superior, testemunhamos as manobras militares da nossa Força Aérea Militar Bolivariana e da 42ª Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Bolivariano”, diz a legenda da publicação.
Uma busca no Google usando os termos “Maduro”, “Estado-Maior” e “manobras militares da Aviação Militar Bolivariana” levou a um comunicado publicado na mesma data relatando a Operação Cívico-Militar Bicentenária de Angostura de 2019, realizada de 10 a 15 de fevereiro daquele ano em território venezuelano.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos falsamente atribuídos à tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela em 2025 (1, 2).
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
