Vídeo de Maduro com militares é de 2019, e não posterior ao envio de navios pelos Estados Unidos em 2025

  • Publicado em 1 de setembro de 2025 às 17:47
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP México
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
Em 18 de agosto de 2025, os Estados Unidos destacaram três navios de guerra próximos à costa da Venezuela como parte de seus esforços para combater o narcotráfico. Nesse contexto, usuários nas redes sociais compartilham um vídeo, visualizado mais de 200 mil vezes, mostrando o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, caminhando ao lado de militares, alegando ser uma resposta à operação norte-americana. No entanto, as imagens são de janeiro de 2019, quando o mandatário participou de manobras do Exército no estado de Aragua, no norte do país.

“Nicolas Maduro em vídeo de mãos dadas exibe seus 4,5 milhões de soldados pronto para combater EUA”, lê-se no conteúdo que circula no Facebook, no Instagram, no Threads e no X

Publicações semelhantes circulam em espanhol

Image
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

O conteúdo circula no contexto das crescentes tensões entre a Venezuela e os Estados Unidos, que não reconhecem as duas últimas reeleições presidenciais de Maduro e o acusam de liderar uma suposta quadrilha de narcotraficantes chamada Cartel de los Soles, classificada por Donald Trump como terrorista.

O governo norte-americano aumentou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à captura do venezuelano. Após o anúncio, os Estados Unidos enviaram três navios de guerra para as águas do Caribe, perto da Venezuela, como parte de um plano para combater o narcotráfico.

A imprensa norte-americana informou que Washington também planejava enviar cerca de 4 mil fuzileiros navais.

Em resposta às “ameaças” dos Estados Unidos, Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos.

Mas a sequência viral não tem relação com as tensões entre os dois países em 2025. 

Uma busca reversa no Google com fragmentos do vídeo viral levou a uma publicação na conta de Maduro no Facebook, feita em 29 de janeiro de 2019, que inclui a gravação compartilhada nas redes sociais. 

A legenda da postagem diz: “UNIDADE MONOLÍTICA PARA ALCANÇAR A PAZ. Com unidade, coesão e mobilização defenderemos a pátria das agressões imperiais para preservar a paz e o futuro próspero do nosso povo”.

Uma pesquisa na conta do presidente no Facebook no período de janeiro de 2019 levou a uma transmissão ao vivo feita no mesmo dia 29 de janeiro, na qual Maduro usa a mesma roupa. 

“Juntamente com o Estado-Maior Superior, testemunhamos as manobras militares da nossa Força Aérea Militar Bolivariana e da 42ª Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Bolivariano”, diz a legenda da publicação.

Uma busca no Google usando os termos “Maduro”, “Estado-Maior” e “manobras militares da Aviação Militar Bolivariana” levou a um comunicado publicado na mesma data relatando a Operação Cívico-Militar Bicentenária de Angostura de 2019, realizada de 10 a 15 de fevereiro daquele ano em território venezuelano.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos falsamente atribuídos à tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela em 2025 (1, 2).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco