Registro de ato em 2023 circula como se mostrasse muçulmanos “reivindicando Nova York” após eleição de Mamdani
- Publicado em 14 de novembro de 2025 às 20:00
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Zohran Mamdani venceu as eleições de Nova York no início de novembro e assumirá no próximo ano como o primeiro prefeito muçulmano da maior cidade dos Estados Unidos. Após sua eleição, um vídeo que supostamente mostra muçulmanos “reivindicando” a imposição de um “novo estado islâmico” na metrópole norte-americana acumulou mais de 20 mil interações nas redes sociais. Mas a gravação circula, pelo menos, desde o início de 2023, quando um grupo de muçulmanos realizou um evento religioso na Times Square durante o mês do Ramadã.
“Após vitória de extremista muçulmano para a prefeitura de NYC, muçulmanos reivindicam Nova York para o Islã”, lê-se em um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no X, no Threads e no YouTube.
No vídeo, um homem discursa na Times Square, em Nova York. No trecho viral, em inglês, ele diz: “Chega de nos escondermos. Chega de sermos torturados, feridos e julgados. Esta é a religião correta. Esta é a religião que toda a humanidade precisa seguir: o islã”.
Ele então prossegue dizendo, de modo enfático, que “não iriam parar até que [o islã] entre em cada casa” em Nova York.
As postagens circulam após o democrata Zohran Mamdani vencer as eleições para a Prefeitura de Nova York, em 4 de novembro de 2025. Mamdani se tornará o primeiro prefeito muçulmano da maior metrópole dos Estados Unidos e se autointitulou“o pior pesadelo” do presidente norte-americano Donald Trump.
Mas a gravação não tem relação com esse contexto.
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google levou à mesma gravação publicada por uma usuária no X em 20 de outubro de 2023. Na postagem, é possível ver a marca d’água do perfil “@wayoflifesq” no TikTok.
A conta é de um criador de conteúdo muçulmano em Nova York que, segundo sua descrição nas redes sociais, se dedica ao “Dawah”, um termo que pode ser traduzido como “convite” e em geral se refere ao ato de divulgar a fé islâmica.
Uma pesquisa nesse perfil levou a registros semelhantes ao vídeo viral, ainda mais antigos, publicados em setembro e abril de 2023.
Nas imagens, é possível identificar o mesmo homem que protagoniza o vídeo incorretamente associado à eleição de Mamdani, vestindo a mesma roupa e falando com o mesmo público. A postagem de abril indica que os registros seriam do Tarawih, uma oração voluntária realizada durante o mês do Ramadã. Em 2023, o Ramadã ocorreu entre 22 de março e 20 de abril.
Nesse período, em 25 de março de 2023, um grupo de muçulmanos realizou o evento na Times Square, conforme registrado por outros perfis.
Os encontros da comunidade muçulmana na Times Square já foram registrados em 2025, 2024, 2023 e ocorrem, pelo menos, desde 2022, na maioria das vezes em março.
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos e Reuters.
