Registro de ato em 2023 circula como se mostrasse muçulmanos “reivindicando Nova York” após eleição de Mamdani

  • Publicado em 14 de novembro de 2025 às 20:00
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Zohran Mamdani venceu as eleições de Nova York no início de novembro e assumirá no próximo ano como o primeiro prefeito muçulmano da maior cidade dos Estados Unidos. Após sua eleição, um vídeo que supostamente mostra muçulmanos “reivindicando” a imposição de um “novo estado islâmico” na metrópole norte-americana acumulou mais de 20 mil interações nas redes sociais. Mas a gravação circula, pelo menos, desde o início de 2023, quando um grupo de muçulmanos realizou um evento religioso na Times Square durante o mês do Ramadã.

“Após vitória de extremista muçulmano para a prefeitura de NYC, muçulmanos reivindicam Nova York para o Islã”, lê-se em um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no X, no Threads e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 12 de novembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

No vídeo, um homem discursa na Times Square, em Nova York. No trecho viral, em inglês, ele diz: “Chega de nos escondermos. Chega de sermos torturados, feridos e julgados. Esta é a religião correta. Esta é a religião que toda a humanidade precisa seguir: o islã”

Ele então prossegue dizendo, de modo enfático, que “não iriam parar até que [o islã] entre em cada casa” em Nova York.

As postagens circulam após o democrata Zohran Mamdani vencer as eleições para a Prefeitura de Nova York, em 4 de novembro de 2025. Mamdani se tornará o primeiro prefeito muçulmano da maior metrópole dos Estados Unidos e se autointitulou“o pior pesadelo” do presidente norte-americano Donald Trump.

Mas a gravação não tem relação com esse contexto.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google levou à mesma gravação publicada por uma usuária no X em 20 de outubro de 2023. Na postagem, é possível ver a marca d’água do perfil “@wayoflifesq” no TikTok. 

A conta é de um criador de conteúdo muçulmano em Nova York que, segundo sua descrição nas redes sociais, se dedica ao Dawah, um termo que pode ser traduzido como “convite” e em geral se refere ao ato de divulgar a fé islâmica. 

Uma pesquisa nesse perfil levou a registros semelhantes ao vídeo viral, ainda mais antigos, publicados em setembro e abril de 2023. 

Nas imagens, é possível identificar o mesmo homem que protagoniza o vídeo incorretamente associado à eleição de Mamdani, vestindo a mesma roupa e falando com o mesmo público. A postagem de abril indica que os registros seriam do Tarawih, uma oração voluntária realizada durante o mês do Ramadã. Em 2023, o Ramadã ocorreu entre 22 de março e 20 de abril.

Nesse período, em 25 de março de 2023, um grupo de muçulmanos realizou o evento na Times Square, conforme registrado por outros perfis.

Os encontros da comunidade muçulmana na Times Square já foram registrados em 2025, 2024, 2023 e ocorrem, pelo menos, desde 2022, na maioria das vezes em março.

Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos e Reuters.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco