Imagem de indígenas que pedem a libertação de Bolsonaro foi gerada por IA

  • Publicado em 21 de novembro de 2025 às 17:52
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Com a possibilidade de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha prisão em regime fechado decretada nos próximos dias, uma imagem foi compartilhada mais de 5 mil vezes nas redes sociais como se fosse uma foto autêntica de indígenas pedindo sua libertação. Entretanto, o conteúdo foi gerado por inteligência artificial (IA), como indicam distorções nos rostos das pessoas e análises feitas em ferramentas que detectam imagens sintéticas.

Bolsonaro fez muito pelos Índios, eles o amam. Eles odeiam o Nine e sua ministra Tartaruga. Esse desgoverno está rifando a Amazônia e ferrando os índios”, diz a legenda da imagem compartilhada no Facebook, que mostra um grupo de indígenas segurando um cartaz com os dizeres “Libertem Bolsonaro”.

O conteúdo também circula no X, no Instagram, no YouTube, no Threads e no TikTok, e foi publicado pela ex-deputada federal Sílvia Waiãpi (PL).

As publicações circulam em meio às expectativas de que Bolsonaro seja enviado para prisão em regime fechado. O ex-mandatário, que está em prisão domiciliar desde agosto de 2025, foi condenado por tentativa de golpe de Estado em setembro deste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Image
Captura de tela feita em 12 de novembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Entretanto, não foram localizadas notícias sobre o suposto protesto de indígenas a favor da libertação de Bolsonaro.

O Checamos também submeteu a imagem às ferramentas InVID-WeVerify e Hive Moderation, que detectam conteúdos gerados por inteligência artificial. Ambas as análises indicaram uma alta probabilidade de uso de IA.

Image
Capturas de telas feitas em 19 de novembro de 2025 de análises do InVID e do Hive Moderation

O diretor do AFP MediaLab, Denis Teyssou, analisou a imagem por meio da ferramenta do Google, SynthID, e constatou que ela foi criada com a IA da empresa de tecnologia.

Image
Captura de tela feita em 21 de novembro de 2025 de análise com a ferramenta SynthID (.)

Além disso, ele observou que muitas das pessoas vistas na imagem apresentam “olhos distorcidos”, o que também indica uso de IA.

Image
Capturas de tela feitas em 21 de novembro de 2025 da imagem viral, com detalhes ampliados pela AFP (.)

Este conteúdo também foi verificado pela Reuters e pelo UOL Confere

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco