Vídeo de uma queima controlada circula falsamente como causa de incêndios florestais

O vídeo de um bombeiro do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos durante uma queima prescrita em um refúgio nacional de vida silvestre na Califórnia foi compartilhado mais de 2,3 mil vezes nas redes sociais fora de contexto. As publicações circulam ao menos desde 23 de agosto de 2023 e questionam a existência de mudanças climáticas, alegando que o agente foi “flagrado” provocando deliberadamente um incêndio florestal. Mas a instituição e especialistas explicaram à AFP que a queima realizada em uma zona úmida como a do vídeo é um método usado, na realidade, para conter incêndios.

“Mudança Climática”, escrevem usuários que difundem o vídeo no X (antes Twitter). O conteúdo também circula no Facebook, no Telegram e no Instagram, onde alguns usuários chegam a alegar que seriam “incêndios orquestrados”.

Publicações semelhantes circulam em inglês, espanhol e japonês.

Image
Captura de tela feita em 1º de setembro de 2023 de uma publicação no X (antes Twitter) ( .)

O vídeo é difundido no contexto de uma onda de incêndios florestais que já afetaram o Canadá, a Grécia, a Espanha e o Havaí, onde mais de 110 pessoas morreram e as autoridades estimam ao menos 1.100 desaparecidos.

Em agosto de 2023, a Grécia enfrentou o maior incêndio de que se tem registro na União Europeia”, segundo Balazs Ujvaril, porta-voz da Comissão Europeia. De acordo com um estudo publicado na revista Nature pelo instituto californiano Breakthrough Institute, as mudanças climáticas aumentam em 25% os riscos de incêndios florestais intensos.

No entanto, o vídeo difundido nas redes sociais não mostra um incêndio florestal nem coloca em xeque a influência das mudanças climáticas em sua propagação e aumento da probabilidade de ocorrência. A sequência, na realidade, mostra uma queima controlada em uma zona úmida que busca prevenir incêndios fora de controle.

A pessoa que aparece na gravação usa um colete vermelho com os seguintes dizeres, em inglês: “Serviço de Pesca e Vida Silvestre dos Estados Unidos” (FWS, na sigla em inglês) nas costas.

Um porta-voz da instituição disse à AFP em 24 de agosto: “O vídeo mencionado foi feito no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Sacramento, na Califórnia, onde o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos estava conduzindo uma queima prescrita em um pântano por meio de um aerobarco”.

Uma busca reversa no Google por um dos fragmentos da sequência levou a uma publicação no X realizada em 16 de fevereiro de 2023 pelo FSW. A postagem inclui a sequência viral e uma mensagem explicando que se trata de uma queima prescrita, também chamada de rx fireem inglês, realizada por sua equipe.

Queima prescrita

O Departamento de Agricultura e Serviços Florestais dos Estados Unidos define uma queima prescrita como “a aplicação controlada do fogo (...) que se realiza em condições climáticas específicas para restaurar a saúde dos ecossistemas que dependem do fogo”.

Leonardo Martínez, especialista em manejo de fogo e professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), afirmou que a queima prescrita “não só é controlável”, mas é realizada após uma série de medições do clima, do vento ou do tipo de árvores que serão queimadas, o que permite “prever como aquele incêndio vai se comportar”, inclusive a altura das chamas.

As razões para a realização de queimas prescritas incluem a redução da quantidade de combustível, como lenha em uma floresta, ou a simulação do regime natural do fogo, que foi alterado pelas mudanças climáticas.

“As queimas prescritas podem ser um método que se pode empregar para que esses incêndios [florestais] não sejam tão catastróficos”, acrescentou Martínez.

Sobre a queima prescrita vista nas imagens virais, o porta-voz do FWS disse que o fogo foi provocado intencionalmente durante a temporada “inativa” e que os policiais usaram um lança-chamas para gerar “uma corrente de fogo de maneira segura e eficaz na área desejada”.

A baixa intensidade das chamas “é mais segura e fácil de controlar pelos bombeiros”, disse Jennifer Hinckley, coordenadora regional de gestão de incêndios do FWS, em uma publicação de 2021 em um blog.

A cena difundida nas redes sociais também foi compartilhada pelo Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Sacramento em sua página no Facebook em fevereiro de 2023, com a mensagem: “Realizar queimadas prescritas garante que a probabilidade de incêndios florestais catastróficos diminua”.

Parks Canada, a agência governamental responsável pelos parques nacionais do país, disse que essas queimas podem “ajudar a manter um bom habitat para muitos mamíferos de grande porte, especialmente alces, ovelhas, veados, lobos e ursos”.

O porta-voz da FWS concordou: “Queimas prescritas regulares promovem condições saudáveis de habitat em zonas úmidas para a vida selvagem, devolvendo nutrientes ao pântano, estimulando o crescimento de novas plantas e reduzindo o material morto em condições que podem ser controladas”.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco