Vídeo de uma queima controlada circula falsamente como causa de incêndios florestais
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de setembro de 2023 às 19:42
- 4 minutos de leitura
- Por Marisha GOLDHAMER, AFP Canadá, AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Mudança Climática”, escrevem usuários que difundem o vídeo no X (antes Twitter). O conteúdo também circula no Facebook, no Telegram e no Instagram, onde alguns usuários chegam a alegar que seriam “incêndios orquestrados”.
Publicações semelhantes circulam em inglês, espanhol e japonês.
O vídeo é difundido no contexto de uma onda de incêndios florestais que já afetaram o Canadá, a Grécia, a Espanha e o Havaí, onde mais de 110 pessoas morreram e as autoridades estimam ao menos 1.100 desaparecidos.
Em agosto de 2023, a Grécia enfrentou o “maior incêndio de que se tem registro na União Europeia”, segundo Balazs Ujvaril, porta-voz da Comissão Europeia. De acordo com um estudo publicado na revista Nature pelo instituto californiano Breakthrough Institute, as mudanças climáticas aumentam em 25% os riscos de incêndios florestais intensos.
No entanto, o vídeo difundido nas redes sociais não mostra um incêndio florestal nem coloca em xeque a influência das mudanças climáticas em sua propagação e aumento da probabilidade de ocorrência. A sequência, na realidade, mostra uma queima controlada em uma zona úmida que busca prevenir incêndios fora de controle.
A pessoa que aparece na gravação usa um colete vermelho com os seguintes dizeres, em inglês: “Serviço de Pesca e Vida Silvestre dos Estados Unidos” (FWS, na sigla em inglês) nas costas.
Um porta-voz da instituição disse à AFP em 24 de agosto: “O vídeo mencionado foi feito no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Sacramento, na Califórnia, onde o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos estava conduzindo uma queima prescrita em um pântano por meio de um aerobarco”.
Uma busca reversa no Google por um dos fragmentos da sequência levou a uma publicação no X realizada em 16 de fevereiro de 2023 pelo FSW. A postagem inclui a sequência viral e uma mensagem explicando que se trata de uma queima prescrita, também chamada de “rx fire” em inglês, realizada por sua equipe.
Grab your life vests! Our fire personnel @ Sacramento NWR (CA) completed a #rxfire via airboat and terra torch - allowing them to reach areas of the wetland that are normally inaccessible. Regular fire in wetlands is vital to promote healthy habitat for wildlife
— USFWS Fire (@USFWSFire) February 16, 2023
️ USFWS pic.twitter.com/w0HRrtpGBr
Queima prescrita
O Departamento de Agricultura e Serviços Florestais dos Estados Unidos define uma queima prescrita como “a aplicação controlada do fogo (...) que se realiza em condições climáticas específicas para restaurar a saúde dos ecossistemas que dependem do fogo”.
Leonardo Martínez, especialista em manejo de fogo e professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), afirmou que a queima prescrita “não só é controlável”, mas é realizada após uma série de medições do clima, do vento ou do tipo de árvores que serão queimadas, o que permite “prever como aquele incêndio vai se comportar”, inclusive a altura das chamas.
As razões para a realização de queimas prescritas incluem a redução da quantidade de combustível, como lenha em uma floresta, ou a simulação do regime natural do fogo, que foi alterado pelas mudanças climáticas.
“As queimas prescritas podem ser um método que se pode empregar para que esses incêndios [florestais] não sejam tão catastróficos”, acrescentou Martínez.
Sobre a queima prescrita vista nas imagens virais, o porta-voz do FWS disse que o fogo foi provocado intencionalmente durante a temporada “inativa” e que os policiais usaram um lança-chamas para gerar “uma corrente de fogo de maneira segura e eficaz na área desejada”.
A baixa intensidade das chamas “é mais segura e fácil de controlar pelos bombeiros”, disse Jennifer Hinckley, coordenadora regional de gestão de incêndios do FWS, em uma publicação de 2021 em um blog.
A cena difundida nas redes sociais também foi compartilhada pelo Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Sacramento em sua página no Facebook em fevereiro de 2023, com a mensagem: “Realizar queimadas prescritas garante que a probabilidade de incêndios florestais catastróficos diminua”.
Parks Canada, a agência governamental responsável pelos parques nacionais do país, disse que essas queimas podem “ajudar a manter um bom habitat para muitos mamíferos de grande porte, especialmente alces, ovelhas, veados, lobos e ursos”.
O porta-voz da FWS concordou: “Queimas prescritas regulares promovem condições saudáveis de habitat em zonas úmidas para a vida selvagem, devolvendo nutrientes ao pântano, estimulando o crescimento de novas plantas e reduzindo o material morto em condições que podem ser controladas”.