Vídeo mostra Putin no velório de treinador de judô em 2013, não no funeral de líder do grupo Wagner
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de setembro de 2023 às 17:23
- 3 minutos de leitura
- Por Fikayo OWOEYE, AFP Nigéria, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Velório de líder do Wagner. Putin foi ao velório de Prigojin e saiu sem segurança. Decidiu ir a pé para o Kremlin”, dizem publicações visualizadas centenas de vezes no Facebook (1, 2).
As publicações incluem um vídeo de 59 segundos que mostra Putin colocando um buquê de flores sobre um caixão e oferecendo suas condolências a pessoas sentadas, de luto.
Mais adiante no vídeo, Putin é visto do lado de fora, na rua, cercado por seu time de seguranças. Ele caminha em direção a um veículo e um segurança abre a porta, mas, em vez de entrar, ele sai andando a pé.
A morte de Prigozhin foi confirmada por oficiais russos após uma análise genética conduzida nos corpos recuperados dos destroços de um avião próximo ao vilarejo de Kuzhenkino na região de Tver em 23 de agosto de 2023.
Investigadores afirmaram que as identidades de todas as 10 vítimas foram confirmadas, e que elas condiziam com a lista de passageiros da aeronave.
Prigozhin, de 62 anos, foi enterrado em 29 de agosto de 2023 em um cemitério nos arredores de São Petersburgo, de acordo com a sua assessoria de imprensa.
Entretanto, as alegações de que o vídeo mostra Putin no funeral do líder do grupo Wagner são falsas.
Vídeo antigo
A equipe de verificação da AFP rastreou o vídeo até uma conta no TikTok, cuja marca d’água era vista na filmagem.
Nos comentários, um usuário apontou, em russo, que Putin estava dando adeus ao seu treinador em agosto de 2013.
Buscas avançadas usando palavras-chave como “treinador”, “Putin” e “velório” levaram a versões antigas do mesmo vídeo que foram compartilhadas na internet há uma década, em agosto de 2013, como aqui no YouTube.
A sequência foi descrita na época por vários veículos de comunicação russos e internacionais como Putin se despedindo de seu professor de judô de longa data, Anatoly Rakhlin, e depois decidindo caminhar sozinho.
De acordo com conteúdos da imprensa, após Putin sair do funeral de Rakhlin em sua cidade natal, São Petersburgo, ele disse a membros de seu time de segurança que queria andar sozinho.
O Kremlin já havia declarado que Putin não iria participar do enterro de Prigozhin.
“A presença do presidente não está prevista”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em 29 de agosto de 2023.
Referências
- Vídeo de Putin no funeral de Rakhlin em 2013
- Reportagens sobre a presença de Putin no funeral de seu treinador de judô (1, 2)