O vídeo que mostra um outdoor contra Zelensky em Tóquio é uma montagem

Uma sequência de imagens de um passeio pelas ruas de Tóquio, no Japão, foi manipulada para mostrar um anúncio contra o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky. "Pare a guerra" e "pare Zelensky" diz a suposta peça em inglês, em uma gravação visualizada milhares de vezes nas redes sociais desde 31 de julho de 2023. Mas trata-se de uma montagem. A sequência original, publicada no YouTube em 2020, mostra um painel com imagens de pessoas.

“Em um outdoor em Tóquio, a inscrição: "Pare Zelensky, pare a guerra!", diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Telegram, no Instagram, no Kwai e no Twitter, agora chamado X.

O conteúdo também circula em chinês, espanhol, inglês, italiano e francês.

Image
Captura de tela feita em 4 de agosto de 2023 de uma publicação no Telegram ( .)

Uma busca reversa no Google por um trecho do conteúdo viral, obtido por meio da ferramenta InVid-WeVerify*, levou a um vídeo no YouTube com o título em inglês “Caminhada Noturna em Tóquio Shibuya”, publicado em 18 de outubro de 2020, antes do início do conflito russo-ucraniano em fevereiro de 2022.

A partir de 21 minutos e 20 segundos, é possível identificar os mesmos elementos exibidos na versão que circula nas redes, como carros, pedestres e placas. Contudo, no local do suposto outdoor contra Zelensky é visto um painel com imagens de pessoas.

Image
Comparação entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e um vídeo do YouTube feita em 4 de agosto de 2023 ( .)

Cartazes de filmes também podem ser vistos em um prédio, onde funciona um cinema, anunciando “Mio's Cookbook” e “God of novels”, filmes que foram lançados em 2020 segundo o IMDb. Fotos de arquivo do prédio registradas pela AFP em outubro de 2020 mostram os mesmos anúncios:

Image
Comparação entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e uma imagem no Shutterstock feita em 4 de agosto de 2023 ( .)

A AFP localizou geograficamente as imagens em um cruzamento perto do Shibuya Toei Plaza, no popular distrito de Shibuya, em Tóquio, no Japão.

Dias antes de o vídeo manipulado ser publicado nas redes sociais, a AFP informou que em 28 de julho de 2023 o Japão anunciou o aumento das sanções contra a Rússia, com uma lista ampliada que incluía a proibição de exportação de veículos elétricos.

A AFP verificou anteriormente um vídeo adulterado de forma semelhante que inseriu um outdoor contra o presidente ucraniano na cidade de Nova York.

*Depois que a extensão InVid estiver instalada no navegador Chrome, clique com o botão direito do mouse na imagem e o menu suspenso se oferece para iniciar uma pesquisa em vários navegadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco