Discurso de Lula é tirado de contexto para sugerir que ele falou mal dos pobres

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

Não é verdade que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha criticado os pobres em um discurso no qual afirmou que “o papel dos pobres é esperar as políticas de ajuda do governo”. Um vídeo no qual se ouve essa frase do presidente eleito foi compartilhado mais de 21 mil vezes nas redes sociais desde pelo menos 16 de dezembro de 2022. Mas a fala foi retirada de contexto. Na verdade, o político se referia à forma como os pobres são percebidos na América Latina.

“Eleitores de esquerda parecem ter se esquecido dessa fala. Papai Lula manda um recado para os filhos pobres”, diz o trecho de um texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook e no Kwai.

Captura de tela feita em 21 de dezembro de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

Na gravação, Lula é visto em um palanque fazendo um discurso em que diz: “A inclusão social é para 35% da sociedade. Quem pode ir a teatro é uma parte pequena da sociedade. Quem vai a cinema é uma parte pequena. Quem vai a restaurante é uma parte pequena. Quem vai aos parques bonitos, quem vai às vernissages nesse país, quem vai às exposições é só uma parte pequena”.

“A maioria, fique no seu lugar. Afinal de contas, o papel do trabalhador é trabalhar. E o papel do pobre é esperar as políticas de ajuda do governo quando ela vem”, continua o petista.

Uma pesquisa no Google pelo trecho “o papel do trabalhador é trabalhar. E o papel dos pobres é esperar as políticas de ajuda do governo quando ela vem” levou à transcrição na íntegra do discurso feito por Lula em 10 de março de 2021, após a anulação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dos processos em que era réu na Lava Jato.

Uma busca no YouTube por “discurso Lula 10 de março de 2021” levou ao vídeo na íntegra, no qual é possível constatar que Lula não se referia pejorativamente aos pobres, como sugerem as publicações. Na verdade, o político do PT falava sobre como os pobres são percebidos na América Latina.

Antes do trecho que viralizou nas redes, Lula diz: “Era preciso evitar que esse cidadão [em referência a ele mesmo] pensasse em voltar a governar o país. Porque a América Latina nunca trabalhou em 500 anos com política de inclusão social. A inclusão social é para 35% da sociedade”.

O AFP Checamos já verificou outras alegações em que Lula supostamente aparecia falando mal dos pobres (1, 2, 3).

Esse conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos.

22 de dezembro de 2022 Atualiza metadados
Eleições 2022