Jornalistas da GloboNews não afirmaram em vídeo que eleição de 2022 foi roubada
- Publicado em 16 de maio de 2024 às 21:54
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Até os jornalistas tão falando que foi Bolsonaro quem ganhou e o STF colocou o Lula ladrão na presidência”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no YouTube, no X, no Kwai e no TikTok.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.
Na gravação, a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, afirma: “Bolsonaro, na verdade, ganhou a eleição e, na verdade, foi tudo ali roubado pelo TSE. Olha quanta gente Bolsonaro bota na rua… E o Lula? Vive sozinho, tudo esvaziado os negócios dele”.
Sobreposto ao vídeo, um texto diz: “Bomba urgente: Eles não sabiam que estava com microfone ligado”.
Mas a sequência não mostra um momento vazado dos “bastidores” da emissora, e sim um exemplo dado pela jornalista sobre os argumentos utilizados para desinformar sobre o resultado das eleições.
Comentários sobre “ato esvaziado”
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu a uma publicação de 3 de maio de 2024 no X que compartilha o mesmo trecho, mas com uma edição diferente.
Nessa versão, tarjas no canto inferior da sequência permitem identificar que ela foi retirada do programa “Central GloboNews” de 2 de maio, com a seguinte chamada: “Ato esvaziado de Lula” e os dizeres “Eliane: PT não percebeu que a forma de mobilização mudou”.
Uma pesquisa pelo programa na plataforma de streaming GloboPlay, filtrando pela data mencionada, levou ao conteúdo publicado na íntegra no mesmo dia da transmissão. Na ocasião, a apresentadora Natuza Nery comandava a roda de discussão entre os demais jornalistas Daniela Lima, Eliane Cantanhêde, Fernando Gabeira e Mauro Paulino, que comentavam o ato convocado por Lula em 1º de maio de 2024.
O trecho viralizado foi retirado de uma fala de Daniela Lima que tem início aos 25 minutos, quando a jornalista afirma: “Um dos pilares das fake news de que Bolsonaro, na verdade, ganhou a eleição e, na verdade, foi tudo ali roubado e tal pelo TSE é o que… Olha quanta gente Bolsonaro bota na rua! E o Lula? Vive sozinho, tudo esvaziado os negócios dele”.
No conteúdo disponível na plataforma, é possível identificar os mesmos elementos presentes na sequência viral, como a disposição dos jornalistas e a imagem do ato transmitida no telão:
A conversa no programa também foi divulgada pelo perfil da GloboNews no X, em uma publicação de 2 de maio.
O AFP Checamos já verificou no passado outros conteúdos que tiravam de contexto trechos de programas jornalísticos (1, 2).