Gráfico que mostra Bolsonaro com 55% se referia à sua votação no Paraná
- Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 20:30
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Elon postou hoje no X. Bolsonaro ganhou no primeiro turno! Sempre soube!”, diz a legenda de uma imagem que circula no Telegram, no Facebook e no Instagram. Nela, é possível ver um gráfico que mostra Jair Bolsonaro com o percentual 55,38%, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 35,85%.
Apuração no Paraná
O gráfico que mostra Bolsonaro com 55% foi retirado da transmissão da Jovem Pan News dos resultados do 1º turno das eleições de 2022, em 2 de outubro. Na época, um outro conteúdo baseado na mesma imagem foi verificado pelo AFP Checamos.
Na gravação, é possível notar que a legenda e o mapa mudam, mostrando “Presidente PR” e dando destaque ao Paraná. Dessa forma, a emissora exibiu brevemente o percentual de votação presidencial no estado em vez da apuração nacional.
Quando os resultados presidenciais no Paraná foram exibidos pelo canal, às 20h21 como dito pelo apresentador, a apuração das urnas no estado estava em 97,63%. Ao término da totalização dos votos, Jair Bolsonaro ficou com 55,26% dos votos válidos no estado.
Alegação circula desde 2024
Apesar de as mensagens virais afirmarem que Elon Musk teria publicado o gráfico recentemente em seu perfil, há registros dessa alegação desde pelo menos outubro de 2024.
A imagem indica que a postagem teria sido feita pelo perfil “StarBR-USALink”, como se fosse a versão brasileira da empresa Starlink no X, comandada por Musk. O Checamos, entretanto, não conseguiu localizar uma conta ativa com este nome na rede social.
Além disso, o site da Starlink indica que a empresa tem somente uma conta oficial no X, a “@Starlink”.
O gráfico tampouco foi localizado nas publicações de Elon Musk feitas no início de fevereiro de 2025 no X. A única postagem relacionada ao Brasil, de 14 de fevereiro de 2025, mostra fotos de manifestações na Avenida Paulista, em São Paulo.
Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
