Vídeo de 2022 circula como se mostrasse protesto de “esposas de militares” em março de 2024

  • Publicado em 18 de março de 2024 às 17:45
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É falso que uma filmagem de uma manifestação na Vila Militar em Deodoro, no Rio de Janeiro, tenha sido feita em março de 2024. Desde o dia 10 desse mês, o vídeo foi compartilhado mais de 1,3 mil vezes nas redes sociais junto à alegação de que mostraria “esposas de militares” em um protesto nessa data, pedindo uma “intervenção militar”. Mas as mesmas pessoas das imagens são vistas nas gravações de uma manifestação nesse mesmo local em 2 de novembro de 2022. Além disso, não foram localizados registros de movimento semelhante em março de 2024.

“E AGORA XANDÃO, VAI MANDAR PRENDER AS MULHERES E OS MILITARES DA RESERVA QUE COMEÇAM A IR PRA FRENTE DOS QUARTÉIS PEDIR INTERVENÇÃO MILITAR.*   Esposas de militares estão se mexendo!!! Esse movimento aconteceu hoje - 10 Mar 24 - na vila militar de Deodoro - RJ.  A panela de Pressão está  começando a Ferver!!!”, diz a legenda que acompanha o vídeo no Facebook.

O conteúdo circula também no X e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 14 de março de 2023 de uma publicação no Facebook (.)

Uma busca reversa pelas imagens em diferentes motores de busca feita usando a ferramenta InVIDWeVerify* não trouxe resultados.

Na publicação no X, porém, diferentes usuários afirmaram que o vídeo seria de 2022. Um deles incluiu um link para o mesmo vídeo publicado no YouTube em 9 de março de 2024, mas sob o título: “pro bolsonaro na vila militar em deodoro rio de janeiro 2022”.

Uma busca avançada na rede social pelos termos “vila militar deodoro”, filtrando apenas por vídeos publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, localizou diversos conteúdos publicados em novembro daquele ano que mostram um cenário semelhante (1, 2, 3).

Em um deles, publicado em 2 de novembro de 2022, é possível ver as mesmas pessoas mostradas no vídeo viralizado: um homem usando uma peruca verde e amarela, ao lado de outro que traz a bandeira do Brasil enrolada nas costas.

Image
Comparação feita em 15 de março de 2024 entre uma das publicações no Facebook (E) e um vídeo publicado no X em novembro de 2022 (.)

À época, a manifestação na Vila Militar, em Deodoro, foi registrada por diversos veículos de imprensa (1, 2).

A partir de uma das placas exibidas aos 6 segundos do conteúdo publicado em 2022, na qual se lê “Cmdo 1ª de EsAO”, o AFP Checamos também pôde identificar o local exato onde foi feita a filmagem, em frente ao Comando da 1ª Divisão de Exército.

O AFP Checamos tentou contato com o Comando para verificar se houve alguma manifestação recente em frente à instituição, mas não obteve retorno até a publicação desta verificação.

Uma pesquisa no Google pelos termos “protesto Vila Militar Deodoro”, filtrando por resultados publicados do dia 1 ao dia 18 de março de 2024, não trouxe nenhuma notícia a respeito de uma nova manifestação no local.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco