Vídeo de fumante entre "cadáveres" é dos bastidores de um clipe, não de vítimas na Ucrânia

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo em que um caminhão transporta diversos sacos de cadáveres e, entre eles, um homem que fuma foi visualizado milhares de vezes em redes sociais desde 17 de março de 2022. Segundo as publicações, as imagens mostram pessoas que estariam se fazendo passar por vítimas da guerra na Ucrânia. Isso é falso. Na verdade, a cena mostra os bastidores de um clipe do rapper russo Husky, lançado em setembro de 2020.

“A mídia como SEMPRE enganando os TROUXAS!!! Esses são os MORTOS na Guerra da Rússia X Ucrânia...só eu que vi, um MORTO fumando?”, diz uma das publicações que compartilham o vídeo no Facebook (1, 2) e Twitter (1, 2).

A sequência de 12 segundos mostra a caçamba de um caminhão com o que parecem ser sacos de cadáveres. Entre eles, destaca-se um homem que tirou parte do corpo de dentro do saco para fumar um cigarro.

Captura de tela feita em 30 de março de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

As publicações - viralizadas também em francês e espanhol - começaram a circular na terceira semana da invasão russa à Ucrânia, que deixou mais de quatro milhões de pessoas deslocadas e centenas de mortos e feridos.

Origem do vídeo

Uma busca reversa por capturas de tela do vídeo no Google levou à mesma cena na rede social de compartilhamento de vídeos TikTok, mas publicada em 28 de março de 2021. A legenda, escrita em russo, indica: "Gravando o vídeo Husky - 'Never ever'". O dono do perfil em que o material foi compartilhado é Vasya Ivanov, que se apresenta como diretor de arte e disponibiliza o link de seu canal na plataforma de vídeos Vimeo.

Entre as produções publicadas por Ivanov no Vimeo está o videoclipe da música “Never Ever”, lançada pelo rapper russo Husky em 26 de setembro de 2020. Na cena final do vídeo, vê-se a caçamba de um caminhão laranja repleto de sacos pretos.

Captura de tela feita em 15 de março de 2022 do vídeo da canção “Never Ever” publicado no Vimeo ( . / )

Nos stories de seu perfil no Instagram, Ivanov mostrou os bastidores da filmagem do videoclipe. A sequência foi salva como“Husky N-E” e, entre os vídeos postados, está o compartilhado nas redes sociais.

Comparação de capturas de tela feita em 30 de março de 2022. À esquerda, uma publicação no Facebook e, à direita, os bastidores do clipe de "Never Ever" publicados no Instagram ( . / )

No clipe, Husky representa um funcionário que deve limpar um galpão repleto de corpos de homens mortos a tiros. Ele os coloca em sacos e faz com que desçam de um prédio com o auxílio de uma corda. Depois os coloca na caçamba.

A sequência também circulou em 2021 com a afirmação de que retratava falsas vítimas da pandemia de covid-19, o que igualmente foi verificado pela AFP.

Conflito na Ucrânia