Vídeo de edifícios sob clarões retrata tempestade em 2021, não um ataque à Ucrânia em 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de março de 2022 às 20:20
- Atualizado em 7 de março de 2022 às 18:18
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil, AFP Colômbia
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Explosões na cidade de Mariupol iluminam o céu da Ucrânia. Jatos russos estão lançando bombas sobre o país europeu”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), no Instagram e no TikTok. O conteúdo também circula no Twitter (1, 2), onde alguns usuários não mencionam Mariupol, mas dizem que a sequência mostra os “bombardeios que a Ucrânia está sofrendo”.
Mensagens similares circulam também em diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, búlgaro e chinês.
A gravação começou a circular no contexto da invasão russa à Ucrânia, que teve início em 24 de fevereiro de 2022.
Contudo, o vídeo viralizado não ilustra esse conflito.
Buscas reversas por um dos fragmentos da gravação usando a ferramenta InVid-WeVerify* no motor TinEye levaram ao mesmo registro, publicado em 29 de janeiro de 2022 no TikTok - quase um mês antes, portanto, de a Rússia iniciar a invasão ao território ucraniano. Na legenda, o perfil que postou a filmagem de 12 segundos escreveu, em tradução livre do russo: “Relâmpago na usina”.
Aproximadamente aos 7 segundos de gravação, é possível observar, de fato, um raio na tela:
Outras buscas reversas por fragmentos do vídeo realizadas pela equipe de verificação da AFP, porém, levaram a uma outra versão da filmagem, em uma publicação ainda mais antiga. Em um vídeo de 16 segundos publicado pelo perfil no TikTok @MiEvgen823 em 28 de junho de 2021, é possível ver a mesma sequência de eventos no mesmo cenário, mas com a imagem espelhada.
A legenda em russo da publicação diz: “#Natureza #trovoada #carro #chuva #28.06.21 #relâmpago #explosão Algo EXPLODIU e a luz se apagou”, também sem alusão a um bombardeio.
Nos comentários, um usuário perguntou, em russo, em qual cidade a gravação foi feita: “какой город?”. A isso, o usuário que publicou a gravação respondeu, em 29 de junho de 2021: “Волжск” (“Volzhsk”, em português).
A equipe do Checamos entrou em contato com o perfil @MiEvgen823. A pessoa responsável pela conta confirmou que era a autora da filmagem e que a gravação foi feita em 28 de junho de 2021 na cidade de Volzhsk, na Rússia.
O usuário também enviou uma versão mais longa da filmagem ao Checamos, com 32 segundos de duração. Uma análise dos metadados do arquivo encaminhado confirma que as imagens foram registradas nesse dia.
“Isso aconteceu no verão em junho. Houve uma forte tempestade e aparentemente um raio atingiu um transformador elétrico e as luzes se apagaram”, afirmou a usuária à AFP.
Outro vídeo publicado no TikTok na mesma data, 28 de junho de 2021, e gravado, segundo o autor da publicação, em Cheboksary (a cerca de 110 km de Volzhsk), também mostra um forte temporal.
A previsão do tempo para a cidade de Volzhsk nessa data indicava tempestades no fim do dia. Um site de notícias de Volzhsk advertiu nesse dia sobre a formação de tormentas elétricas citando uma nota do Ministério de Situações de Emergência russo para a região de Mari El.
Uma busca no Google Maps na cidade de Volzhsk pelo estilo do complexo de residências permitiu achar um condomínio cuja localização coincide com as coordenadas encaminhadas pelo usuário e o tipo de construção vista no vídeo.
Verificação semelhante foi feita pela Agência Lupa.
O Checamos já verificou outras peças de desinformação relacionadas ao conflito russo-ucraniano.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.
7 de março de 2022 Corrige legenda da última imagem.