Esta gravação de um videogame circula como se fosse do conflito russo-ucraniano de 2022

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo acompanhado da alegação de que se trata de um combate entre aeronaves militares ucranianas e russas foi visto mais de 140 mil vezes nas redes sociais desde 25 de fevereiro de 2022. A sequência com a mesma declaração também foi divulgada por duas contas oficiais do estado ucraniano. No entanto, a gravação foi produzida no DCS World, um simulador de combate aéreo, como confirmou a empresa de desenvolvimento de videogames à AFP.

“EXATO MOMENTO EM QUE CAÇA RUSSO É ABATIDO POR UM MIG 29 DA UCRÂNIA”, afirmam usuários no Twitter, Facebook e TikTok. As publicações são acompanhadas de um vídeo que mostra vários aviões militares voando e depois dois deles sendo abatidos.

No Instagram, o vídeo circula acompanhado da seguinte informação: “conhecido pela alcunha de Fantasma de Kiev, um piloto ucraniano de caça teria vencido e abatido seis outros caças russos em apenas um dia de conflito”.

Conteúdo similar também circula em inglês e espanhol.

Captura de tela feita em 2 de março de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

A gravação de 22 segundos foi compartilhada em 25 de fevereiro de 2022 pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Terrestres das Forças Armadas ucranianas. “MiG-29 da Força Aérea das Forças Armadas destrói ocupantes russos do ‘incomparável’ Su-35”, diz a publicação do ministério.

No dia anterior, em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia havia invadido a Ucrânia, com ataques terrestres e bombardeios.

No entanto, as imagens viralizadas não estão relacionadas a esses embates.

Origem do vídeo

Buscas reversas por capturas de tela da gravação, usando a ferramenta InVID WeVerify*, levaram a uma versão da gravação publicada em 24 de fevereiro de 2022 no canal Comrade-Corb no YouTube, que transmite imagens bélicas com modificações.

O título da postagem no YouTube explica que a cena foi gerada no DCS World, um videogame de simulação de combate aéreo desenvolvido pela empresa suíça Eagle Dynamics.

Captura de tela de um vídeo no YouTube feita em 2 de março de 2022 ( . / )

“Essas imagens são da DCS, mas são feitas em respeito ao ‘Ghost of Kiev’. Se for real, Deus esteja com ele; Se for falso, rezo por mais como ‘ele’”, diz a descrição do vídeo publicado no YouTube.

A AFP entrou em contato com o proprietário do canal, mas até o momento da publicação deste artigo, nenhuma resposta havia sido obtida.

No entanto, a Eagle Dynamics confirmou à AFP que as imagens foram gravadas em seu simulador: “Podemos afirmar 100% que este é um vídeo editado do nosso jogo DCS World, e não um vídeo de um combate aéreo real”.

A empresa também destacou que o produtor do vídeo pode ter baixado a resolução do videogame para simular uma gravação feita com celular. Além disso, explicou que os aviões que aparecem na sequência são provavelmente o MiG-29 e o Su-27, dois dos modelos gerados por computador para seu videogame.

A Eagle Dynamics emitiu um comunicado, em 25 de fevereiro de 2022, pedindo aos jogadores que não gerassem imagens no simulador que “poderiam ser mal interpretadas e potencialmente colocar vidas em perigo”.

A AFP já verificou outros conteúdos relacionados ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Conflito ucraniano-russo