Esta gravação de um videogame circula como se fosse do conflito russo-ucraniano de 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de março de 2022 às 18:19
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Colômbia, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“EXATO MOMENTO EM QUE CAÇA RUSSO É ABATIDO POR UM MIG 29 DA UCRÂNIA”, afirmam usuários no Twitter, Facebook e TikTok. As publicações são acompanhadas de um vídeo que mostra vários aviões militares voando e depois dois deles sendo abatidos.
No Instagram, o vídeo circula acompanhado da seguinte informação: “conhecido pela alcunha de Fantasma de Kiev, um piloto ucraniano de caça teria vencido e abatido seis outros caças russos em apenas um dia de conflito”.
Conteúdo similar também circula em inglês e espanhol.
A gravação de 22 segundos foi compartilhada em 25 de fevereiro de 2022 pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Terrestres das Forças Armadas ucranianas. “MiG-29 da Força Aérea das Forças Armadas destrói ocupantes russos do ‘incomparável’ Su-35”, diz a publicação do ministério.
No dia anterior, em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia havia invadido a Ucrânia, com ataques terrestres e bombardeios.
No entanto, as imagens viralizadas não estão relacionadas a esses embates.
Origem do vídeo
Buscas reversas por capturas de tela da gravação, usando a ferramenta InVID WeVerify*, levaram a uma versão da gravação publicada em 24 de fevereiro de 2022 no canal Comrade-Corb no YouTube, que transmite imagens bélicas com modificações.
O título da postagem no YouTube explica que a cena foi gerada no DCS World, um videogame de simulação de combate aéreo desenvolvido pela empresa suíça Eagle Dynamics.
“Essas imagens são da DCS, mas são feitas em respeito ao ‘Ghost of Kiev’. Se for real, Deus esteja com ele; Se for falso, rezo por mais como ‘ele’”, diz a descrição do vídeo publicado no YouTube.
A AFP entrou em contato com o proprietário do canal, mas até o momento da publicação deste artigo, nenhuma resposta havia sido obtida.
No entanto, a Eagle Dynamics confirmou à AFP que as imagens foram gravadas em seu simulador: “Podemos afirmar 100% que este é um vídeo editado do nosso jogo DCS World, e não um vídeo de um combate aéreo real”.
A empresa também destacou que o produtor do vídeo pode ter baixado a resolução do videogame para simular uma gravação feita com celular. Além disso, explicou que os aviões que aparecem na sequência são provavelmente o MiG-29 e o Su-27, dois dos modelos gerados por computador para seu videogame.
A Eagle Dynamics emitiu um comunicado, em 25 de fevereiro de 2022, pedindo aos jogadores que não gerassem imagens no simulador que “poderiam ser mal interpretadas e potencialmente colocar vidas em perigo”.
A AFP já verificou outros conteúdos relacionados ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.