Angélica não disse que sua família com Luciano Huck não tomará a vacina contra a covid-19
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de janeiro de 2021 às 21:55
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Angélica esposa do Luciano Huck sendo entrevistada pela Jovem Pan Ela disse que é a favor de todo povo brasileiro toma vacina da China o repórter perguntou se ela tem coragem de tomar a vacina ela disse que nem ela e nem a família dela precisa tomar vacina porque eles têm a imunidade alta”, diz o texto compartilhado mais de 3.500 vezes no Facebook (1, 2, 3) desde o último dia 18 de janeiro.
A alegação, replicada também no Twitter e Instagram, começou a circular no mesmo dia do lançamento da campanha oficial de vacinação contra o novo coronavírus no Brasil.
Um dia antes, o governador de São Paulo, João Doria, já havia aplicado a primeira vacina contra a doença no país, imediatamente após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan.
Uma busca no Google por menções ao nome de Angélica no site da Jovem Pan não localiza, contudo, qualquer registro de uma entrevista concedida pela apresentadora à rádio desde a detecção do novo coronavírus, em dezembro de 2019.
Pesquisas dentro do próprio site da Jovem Pan e em suas contas no Facebook e Twitter também não levam a nenhuma entrevista com a apresentadora publicada nesse período. Contactada por telefone em 21 de janeiro, a Jovem Pan confirmou ao AFP Checamos que não realizou nenhuma entrevista recente com a apresentadora.
Não há, ainda, registros de que Angélica tenha dado tal declaração em outra ocasião, como demonstrou uma busca no Google pelas palavras-chave “Angélica + vacina + imunidade + alta”.
Pelo contrário, em 14 de janeiro, Angélica afirmou, em sua conta no Instagram, querer receber a vacina e estar “imaginando o grande dia”.
Em 16 de janeiro, Luciano Huck se posicionou de maneira semelhante: “Eu vou tomar a vacina, minha família vai tomar a vacina, recomendo que as pessoas tomem a vacina e ponto final”.
Após usuários passarem a compartilhar a alegação viralizada, Angélica afirmou, nos stories de sua conta no Instagram: “Na nossa família todos irão se vacinar. Vacina é saúde. Saúde é vida”.
Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria de imprensa do apresentador Luciano Huck negou que Angélica tenha dado a declaração compartilhada nas redes. “É falso. Angélica não deu nenhuma entrevista”, afirmou.
Cotado para concorrer à eleição presidencial de 2022, Luciano Huck tem se consolidado como uma forte figura de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, sendo disputado por múltiplos partidos para enfrentar o mandatário na próxima eleição.
O AFP Checamos já verificou outras alegações (1, 2) envolvendo o apresentador.
Este conteúdo também foi verificado pelas equipes da Agência Lupa e do Aos Fatos.
Em resumo, é falso que a apresentadora Angélica tenha afirmado à rádio Jovem Pan que ela e sua família não irão tomar a vacina contra a covid-19. Angélica não deu nenhuma entrevista a essa rádio desde o início da pandemia e tem se posicionado de maneira oposta em suas redes sociais.