Empresa do apresentador Luciano Huck deixou de ser sócia do Porta dos Fundos em 2017

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 27 de dezembro de 2019 às 20:29
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um artigo compartilhado nas redes sociais mais de 2,2 mil vezes desde 24 de dezembro de 2019 afirma que o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, é um dos sócios do Porta dos Fundos, que cria produções de humor sobre vários temas e este mês esteve no centro de uma polêmica ao lançar o seu especial de Natal que apresentava Jesus como gay. Entretanto, a Joá Investimentos, que teria Huck como dono, deixou de compor o quadro societário em 2017, quando o Porta teve 51% de suas ações vendidas para a Viacom.

“Luciano Huck é sócio do Porta dos Fundos”, diz o título do artigo (1), publicado neste 26 de dezembro, mas cuja afirmação já circulava nas redes sociais desde o dia 24. Ao longo do texto, no entanto, é mencionado que o apresentador tem uma empresa que, por sua vez, possuiu ações do Porta dos Fundos: “Sim, isso mesmo. Luciano Huck é dono da Joá Investimentos, que possuiu uma fatia do Porta dos Fundos”.

Este mês, o Porta dos Fundos lançou na serviço de streaming Netflix o seu especial de Natal, “A Primeira Tentação de Cristo”, uma paródia bíblica na qual retrata Jesus como gay, gerando uma onda de críticas do público e, inclusive, pedidos de boicote à plataforma.

Em 24 de dezembro, o imóvel que abriga a produtora do Porta dos Fundos foi alvo de um ataque com dois coquetéis molotov e, no dia seguinte, 25 de dezembro, um vídeo circulou nas redes sociais, no qual pessoas encapuzadas de um suposto grupo de ultradireita assumem a autoria da ação. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Image
Captura de tela feita em 26 de dezembro de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

A matéria do site O Alerta menciona que Huck é dono da Joá Investimentos, que era uma das sócias do Porta dos Fundos. No entanto, em pesquisa no site da Receita Federal pelo CNPJ da empresa de investimentos, o chamado Quadro de Sócios e Administradores (QSA) é composto por outras quatro pessoas além do apresentador.

Contudo, o quadro de sócios do Porta dos Fundos encontrado no portal da Receita Federal não mostra a Joá Investimentos, mas o nome de duas mulheres, sendo que o de uma delas, Carla Faria Westphal, também consta nos sócios da Viacom Brasil, que em 2017 se tornou acionista majoritária do Porta dos Fundos.

Em abril de 2017 foi anunciada, inclusive por veículos internacionais, a venda de 51% das ações do Porta dos Fundos para a companhia norte-americana Viacom. Os outros 49% ficaram com os cinco sócios e fundadores do grupo de humor, Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF.

O AFP Checamos entrou em contato com a assessoria de imprensa do Porta dos Fundos, que afirmou: “Luciano Huck não é sócio do Porta. O grupo pertence a Viacom CBS”. A assessoria de Huck também indicou que o apresentador “não é sócio do Porta dos Fundos. Em 2017, a Joá Investimentos, uma holding de participações que investe em ideias e empresas no início do seu ciclo de crescimento e da qual ele é um dos sócios, vendeu sua participação na Porta dos Fundos para a Viacom”.

Luciano Huck havia virado sócio do Porta dos Fundos por meio da Joá Investimentos em outubro de 2013 até que, em 2017, vendeu a sua parte para a Viacom. Seu nome tem sido envolvido em uma série de notícias (1, 2, 3) - às vezes boatos - devido às especulações de uma possível candidatura às eleições de 2022 à Presidência do país, aparecendo como uma opção de centro, em oposição ao presidente Jair Bolsonaro e à esquerda.

No mesmo mês em que foi anunciada a venda do Porta dos Fundos, o canal do grupo no  YouTube publicou um vídeo chamado “PORTA DOS FUNDOS FOI VENDIDO”, no qual eles falam sobre a transação, e cuja descrição é: “Sim, o Porta dos Fundos se vendeu. Começou em 2012, com o patrocínio do Spoleto. Depois a gente se vendeu pra Coca-Cola. E pra Ford, pro Bob’s, pra Asus, pra Itaipava, pro posto Ipiranga, pra Nissan, pro Magazine Luiza, pro armazém do Zequinha, pra Listerine, pra Jequiti... E o que sobrou, agora é da Viacom. ANUNCIE AQUI!”.

Em resumo, o apresentador Luciano Huck já foi sócio do grupo Porta dos Fundos por meio de outra empresa cujo quadro societário integrava, a Joá Investimentos. Entretanto, em abril de 2017, quando a norte-americana Viacom se tornou a acionista majoritária, Huck vendeu a sua parte.

O AFP Checamos já verificou outro boato relacionado ao apresentador Luciano Huck.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco