A máscara usada por João Doria nas municipais era preta, não com a bandeira chinesa

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Uma foto compartilhada mais de 2,4 mil vezes nas redes sociais em apenas um dia mostra o governador de São Paulo, João Doria, caminhando ao lado de sua esposa, Bia Doria, diante do celular e usando uma máscara estampada com a bandeira chinesa. Mas a imagem viral é uma montagem: uma busca nas redes sociais de Doria leva a um vídeo publicado em seu Instagram no mesmo momento e é possível constatar que ele usava uma máscara preta.

“JOÃO DÓRIA do PSDB foi votar com máscara da bandeira da China. Alguém tem dúvida que esse safado representa os interesses do partido chinês no Brasil?”, “No dia da ‘Proclamação da República’ DitaDoria sai para votar de máscara com a bandeira da CHINA! O QUE ELE MERECE???” e “VEJAM A MÁSCARA DO DÓRIA, É A BANDEIRA DA CHINA”, foram algumas das legendas das postagens no Facebook (1, 2), que em menos de 24 horas registraram milhares de compartilhamentos.

A fotografia também viralizou no Instagram e no Twitter (1), no dia em que os brasileiros de 5.568 municípios foram às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Captura de tela feita em 16 de novembro de 2020 de uma publicação no Instagram

Mas a fotografia que circula nas redes sociais sofreu uma alteração digital para sobrepor a bandeira da China no que era uma máscara preta usada por João Doria.

Uma busca na conta do Instagram do governador de São Paulo mostra que ele gravou alguns vídeos pela funcionalidade “stories” da ferramenta, enquanto era acompanhado pelo atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas, e sua esposa, Bia Doria.

No vídeo, Doria diz: “olha quem tá aqui do meu lado, prefeito da cidade de São Paulo que será reeleito, estamos indo para a votação. Bia, minha esposa, tá aqui. Estamos indo a pé aqui da minha residência até o local da votação [...], depois eu vou acompanhar a votação do Bruno Covas também. Hoje é dia da democracia, hoje é dia de fazer seu voto certo”

Uma comparação entre uma captura de tela deste vídeo feito pelo governador de São Paulo e a imagem que viralizou nas redes sociais permite identificar os mesmos detalhes de fundo, mas uma diferença - o fato da máscara de Doria ser preta, e não estampada com a bandeira da China.

Comparação feita em 16 de novembro de 2020 entre a foto viralizada (à esquerda) e a captura de tela do vídeo de Doria publicado no Instagram

Em uma segunda captura de tela de um dos vídeos feitos por Doria em seu Instagram é possível, inclusive, ver a marca da máscara usada pelo governador.

Meios de comunicação (1, 2, 3) também registraram imagens de Doria durante o dia da eleição, nas quais pode-se notar que a roupa usada por ele é a mesma vista na foto viralizada, mas a máscara não era vermelha.

Desde que se mostrou favorável às medidas de confinamento em razão da pandemia de covid-19 e assinou uma parceria com uma farmacêutica chinesa para os testes da Coronavac, o governador de São Paulo tem sido alvo de desinformação.

O Checamos já verificou outras afirmações (1, 2, 3) envolvendo Doria.

Este conteúdo também foi verificado por Agência Lupa, Estadão Verifica, Aos Fatos e Fato ou Fake.

Em resumo, é falso que o governador de São Paulo, João Doria, usou uma máscara com a estampa da bandeira chinesa no domingo de eleições. Uma comparação com capturas de tela de vídeos publicados em seu Instagram permite identificar a máscara original, bem como a sua marca.

AFP Brasil
Eleições 2020