Imagem mostra festival de música na Suíça e não ato contra restrições por COVID-19 em Berlim
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de agosto de 2020 às 17:07
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Austrália
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha o que o povo na Alemanha está fazendo. Em Berlim, todos estão indo para as ruas contra o isolamento, a ditadura que estão implantando por lá. Exatamente o mesmo que estão planejando fazer com o Brasil”, começa uma publicação compartilhada mais de 400 de vezes no Facebook desde o último dia 2 de agosto.
Um dia antes, cerca de 20 mil pessoas, segundo a polícia alemã, e de 1,3 milhão de manifestantes, segundo os organizadores do protesto, foram às ruas em Berlim exigir o fim das medidas de restrição adotadas para combater a COVID-19 no país.
Captura de tela feita em 3 de agosto de 2020 de publicação feita no Facebook
A foto é acompanhada da mesma alegação em diversas outras postagens no Facebook (1, 2, 3), assim como em publicações em espanhol, francês e inglês, somando mais de 5 mil compartilhamentos em cerca de 48 horas.
O registro não foi feito, contudo, no ato de 1º de agosto, nem mesmo em Berlim.
Festival de música na Suíça
Uma busca reversa pela imagem localizou uma foto idêntica publicada no site do festival de música Street Parade, de Zurique, em sua galeria de 2018.
Comparação feita em 4 de agosto de 2020 entre foto compartilhada nas redes sociais (direita) e imagem publicada no site da Street Parade de Zurique
Analisando imagens do Google Street View, a equipe de checagem da AFP pôde confirmar que a foto viralizada foi feita em Zurique, especificamente sobre a ponte Quaibrücke.
O site da Street Parade traz, ainda, múltiplas imagens (1, 2, 3) de outros ângulos da multidão no local.
A Street Parade é um festival de música realizado todos os anos na cidade suíça. A festa de 2020, anteriormente marcada para 8 de agosto, foi cancelada devido à pandemia de COVID-19.
Em resumo, é falso que a imagem compartilhada em diversos idiomas mostre a manifestação realizada em Berlim em 1º de agosto contra as medidas de restrição impostas para reduzir a propagação do novo coronavírus. A foto mostra uma festival de música realizado em Zurique, na Suíça.