Nem todas estas imagens são do protesto contra medidas de prevenção do coronavírus em Berlim

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais nos últimos dias asseguram mostrar a grande escala da manifestação realizada em Berlim no último dia 1º de agosto contra as medidas de prevenção do novo coronavírus. No entanto, múltiplas imagens viralizadas foram tiradas em outros eventos, outros anos e, até, fora da Alemanha.

Cerca de 20 mil pessoas, segundo a polícia alemã, e de 1,3 milhão de manifestantes, segundo os organizadores do protesto, foram às ruas em Berlim no último sábado exigir o fim das medidas de restrição adotadas para combater a COVID-19 no país.

Desde então, múltiplas fotos - frequentemente sem qualquer relação com o evento - foram publicadas nas redes sociais para comprovar a suposta escala da manifestação.

Verificamos, abaixo, a origem de diversas delas.

1. Foto de um ato antirracismo

Captura de tela feita em 3 de agosto de 2020 de publicação feita no Facebook

“Hoje 01/08 a Primeira Linha alemã deu exemplo na luta internacional e disse: Não as vacinas de Bill Gates e a marcação obrigatória… [sic], escreveu um usuário ao compartilhar imagens que supostamente mostrariam o ato alemão do último sábado.

A primeira foto - repetida duas vezes na postagem acima - circulou amplamente em português, espanhol e francês, somando mais de 3 mil compartilhamentos.

O registro foi feito, contudo, no último dia 6 de junho, durante uma manifestação antirracismo realizada na capital alemã em reação à morte do cidadão norte-americano George Floyd.

A imagem foi largamente compartilhada nas redes sociais na época, notavelmente neste tuíte.

Uma foto quase idêntica, mostrando a célebre Alexanderplatz foi publicada no mesmo dia pela agência Reuters. A polícia estimou em 10 mil o número de manifestantes no ato de junho. 

Captura de tela feita em 2 de agosto de 2020 do banco de imagens da agência Reuters

A equipe de checagem da AFP não conseguiu determinar com certeza a origem da segunda foto da postagem, na qual manifestantes são vistos passando debaixo de uma ponte.

Com auxílio da função de zoom da ferramenta InVID WeVerify, foi possível identificar que a imagem foi feita perto da estação de metrô Friedrichstrasse, de Berlim. Como reportado pela AFP, esta foi uma das regiões onde manifestantes protestaram no último sábado.

O registro mais antigo da imagem localizado pela AFP é um tuíte de 1º de agosto deste ano.

2. Imagem de uma parada techno em Zurique

Captura de tela feita em 3 de agosto de 2020 de publicação feita no Facebook

“Olha o que o povo na Alemanha está fazendo. Em Berlim, todos estão indo para as ruas contra o isolamento, a ditadura que estão implantando por lá. Exatamente o mesmo que estão planejando fazer com o Brasil”, começa uma publicação que acompanha outra suposta foto do protesto realizado em Berlim em 1º de agosto.

A imagem aérea de uma multidão atravessando uma ponte foi compartilhada mais de 4.500 vezes no Facebook em português (1, 2, 3), espanhol e francês em menos de 48 horas.

O registro foi feito, contudo, durante uma parada de música techno na Suíça. Uma busca reversa pela imagem localizou uma foto idêntica publicada no site do festival de música Street Parade, de Zurique, em sua galeria de 2018.

Captura de tela feita em 3 de agosto de 2020 de imagem publicada no site do festival Street Parade de Zurique

Segundo o portal, cerca de 850 mil pessoas participaram do evento no ano passado. A data deste ano foi cancelada devido à pandemia de COVID-19.

O site da “Street Parade” de Zurique traz, ainda, múltiplas imagens (1, 2, 3) de outros ângulos da multidão sobre a ponte Quaibrücke da cidade suíça.

3. Registro de festa de música eletrônica em Berlim

Captura de tela feita em 3 de agosto de 2020 de publicação feita no Facebook

Uma terceira imagem aérea de uma multidão foi compartilhada nas redes para sustentar a afirmação de que “mais de dois milhões” de manifestantes foram às ruas de Berlim em 1º de agosto “contra a farsa do covid [sic].

No entanto, uma busca reversa pela foto, compartilhada também em espanhol, mostra, que ela foi tirada em 2003 na Love Parade, uma festa de música eletrônica realizada desde 1989 na capital alemã, como indicado no site da exposição Nineties Berlin.

O site apresenta, ainda, outra foto da festa daquele ano. Segundo o portal, ambos os registos foram feito pelo fundador do evento, Matthias Roeingh, conhecido como Dr. Motte.

Uma imagem áerea da festa de 2003, disponível no banco de fotos Getty Images, mostra que o evento efetivamente reuniu uma grande multidão na capital alemã.

Abaixo, duas fotos que realmente mostram o ato contra as restrições adotadas para combater a COVID-19, realizado em Berlim no último sábado. 

Manifestantes protestam contra as medidas adotadas para reduzir a propagação do novo coronavírus em Berlim, em 1º de agosto de 2020

Em resumo, múltiplas imagens compartilhadas para atestar a grande escala da manifestação contra as medidas de prevenção do novo coronavírus realizada em Berlim em 1º de agosto foram tiradas, na verdade, em outros eventos e até fora da Alemanha.

EDIT 04/08: Altera de 2019 para 2018 o registro mais antigo da foto do festival de música Street Parade, no 15º parágrafo 
Tradução e adaptação
AFP Brasil
CORONAVÍRUS