Lula não “perdeu todas” as eleições com cédula de papel: foi eleito deputado federal com esse sistema

  • Publicado em 15 de dezembro de 2025 às 17:22
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não “perdeu todas” as eleições com votos manuais das quais disputou e tampouco ganhou todas aquelas após a implementação da urna eletrônica, diferentemente do que alegam publicações nas redes sociais com mais de 8 mil interações desde 5 de dezembro de 2025. Lula foi eleito o deputado federal mais votado no país em 1986, dez anos antes da informatização do voto. Além disso, perdeu o pleito de 1998 para Fernando Henrique Cardoso, quando 75% do país votou em urnas eletrônicas. 

“Lula perdeu todas as eleições com votação manual. (89, 94 e 98) Após as votações presidenciais serem 100% em urna eletrônica, ele nunca mais perdeu uma eleição, virou praticamente um bilhete premiado vitalício”, diz uma publicação compartilhada no Facebook e no TikTok. Alegações semelhantes circulam no Instagram e no X

Image
Captura de tela feita em 12 de novembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Uma busca por “trajetória” e “Lula” levou a uma página do Centro de Referências de Acervos Presidenciais dedicada à história do presidente. 

Segundo o texto que descreve a trajetória política de Lula, em 1986 ele se candidatou à Assembleia Nacional Constituinte pelo estado de São Paulo. Foi então que se elegeu o deputado federal mais votado do país, com 650 mil votos. 

À época, os votos eram registrados em cédulas de papel, que eram depositadas em urnas de lonas. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível visualizar a imagem de uma dessas cédulas.

Image
Captura de tela feita em 12 de dezembro de 2025 do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (.)

A informatização do voto começou a ser implementada no Brasil dez anos depois, em 1996, com mais de 32 milhões de brasileiros votando pela primeira vez nas urnas produzidas para aquela eleição, o que representava um terço do eleitorado. 

O uso das urnas eletrônicas em todas as zonas eleitorais do país aconteceu a partir de 2000. 

Na eleição de 1998, citada nas peças de desinformação, a votação eletrônica aconteceu em 537 cidades com mais de 40.000 eleitores, o que representava 75% do eleitorado brasileiro à época. 

Em uma fotografia registrada à época pela AFP, é possível ver o então candidato à Presidência Lula registrando seu voto em uma urna eletrônica em São Bernardo do Campo (SP):

Image
Lula, à época candidato presidencial, vota em uma urna eletrônica em São Bernardo do Campo em 10 de abril de 1998 (AFP / MARIE HIPPENMEYER)

Esse foi o pleito que Lula perdeu pela segunda vez para Fernando Henrique Cardoso, ao alcançar apenas 32% dos votos válidos, contra 53% alcançados pelo presidente então eleito, que venceu a disputa em apenas um turno.

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco