Vídeo criado com inteligência artificial circula como registro do tornado que atingiu o Paraná
- Publicado em 17 de novembro de 2025 às 20:24
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Desde que um tornado passou pelo Paraná deixando um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no início de novembro de 2025, começaram a circular nas redes sociais vídeos falsamente associados ao fenômeno meteorológico. Desde o dia seguinte ao tornado, uma gravação foi visualizada mais de 1,5 milhão de vezes como se mostrasse uma grande coluna de vento se aproximando de casas e aterrorizando moradores da cidade. Mas o registro foi criado por inteligência artificial (IA).
“Tornado em Rio Bonito, Paraná” é a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no Instagram. O conteúdo também circula no Facebook, no YouTube, no TikTok e no X.
Nas imagens, vê-se uma coluna de vento se aproximando de uma área urbana, cercada por casas enquanto, ao fundo, é possível ouvir pessoas gritando.
Em 7 de novembro de 2025 um tornado passou pelo Paraná e deixou um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu.
De acordo com a Defesa Civil, sete pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas em todo o estado. Em questão de minutos, o tornado virou carros e derrubou casas inteiras no município, localizado a cerca de 400 km da capital Curitiba.
Contudo, o registro viralizado não mostra cenas reais do fenômeno meteorológico.
Em diversos momentos do vídeo é possível observar a marca d’água do Sora, ferramenta da OpenAI que cria vídeos ultrarrealistas com inteligência artificial:
Além disso, há inconsistências gráficas que apontam para o uso da tecnologia. Por exemplo, apesar da aparente força da coluna de vento, as casas não são afetadas pelo fenômeno meteorológico e os objetos metálicos que aparecem em cima dos veículos não se deslocam com a ventania.
O Checamos submeteu uma imagem do vídeo à ferramenta de detecção de IA Hive Moderation. A plataforma indicou 98,1% de probabilidade de que o conteúdo tenha sido manipulado com inteligência artificial.
A AFP já verificou outra alegação sobre o tornado no Paraná.
Este conteúdo também foi checado pelo UOL Confere.
